Na quinta-feira (9), as Secretarias de Políticas Públicas, de Formação e a Comissão de Mulheres Químicas do ABC realizaram uma atividade na empresa CGE, em parceria com a ONG Viva Melhor, para conversar com as trabalhadoras sobre o câncer de mama.
“Na CGE foi um momento de diálogo e troca de informações. Falamos sobre a importância do autoexame, da mamografia, os tipos de câncer, como ele se desenvolve e também sobre o trabalho realizado pela ONG Viva Melhor”, explicou a secretária de Formação, Danielle Franco.
Para a coordenadora da Comissão de Mulheres Químicas do ABC, Edilene de Morais, promover esse tipo de ação é fundamental para a prevenção. “O câncer de mama é um dos tumores mais comuns entre as mulheres, e o diagnóstico precoce salva vidas”, afirmou.
As representantes da ONG destacaram a receptividade das participantes durante a atividade. A Associação Viva Melhor, parceira do Sindicato, atua no atendimento a pacientes de diferentes regiões, com foco na reabilitação física, emocional e estética de mulheres com câncer de mama.
Além da conscientização, a entidade oferece acompanhamento psicológico, orientação sobre o tratamento e doação de próteses, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pacientes.
Prevenção salva vidas
O câncer de mama é classificado em estágios de 0 a 4 — sendo o 0 o mais inicial e com maiores chances de cura. Quando diagnosticado precocemente, o tratamento pode alcançar até 95% de sucesso. Embora raro, a doença também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos.
A prevenção é o melhor caminho.
Confira os principais cuidados:
-
Realize o autoexame mensal;
-
Faça avaliação médica e exames ginecológicos pelo menos uma vez ao ano;
-
Faça a primeira mamografia entre os 35 e 39 anos;
-
A partir dos 40 anos, realize a mamografia a cada 1 ou 2 anos (conforme orientação médica);
-
A partir dos 50 anos, faça o exame anualmente.
Fique atenta aos sinais e cuide-se!
-
Nódulo ou espessamento na mama ou na axila;
-
Alteração no tamanho, forma ou aspecto da mama, auréola ou mamilo;
-
Saída de secreção, sensibilidade ou inversão do mamilo;
-
Endurecimento ou enrugamento da pele da mama (aspecto de “casca de laranja”).