Posts

Acompanhe a Audiência Pública em Defesa da Indústria Química na Assembleia Legislativa de São Paulo

28/06/2021 às 10h43

 

Em discussão a extinção do Regime Especial de tributação da Indústria Química, chamado Reiq, e seus impactos nos postos de trabalho e no desenvolvimento da indústria no País.

São Paulo será o estado mais atingido por esse desmonte da indústria química, conhecida como a indústria das indústrias. Acompanhe!

 

 

Como coordenador da Frente Parlamentar Contra Extinção do Regime Especial da Indústria Química (REIQ), o mandato do deputado Luiz Fernando promove nesta segunda-feira, 28 de junho, audiência pública virtual em defesa da Indústria Química no nosso Estado. 
 
Instituído em 2013, o REIQ garante maior competitividade ao setor químico brasileiro, por meio de desoneração das alíquotas de PIS/Cofins incidentes sobre a compra de matérias-primas básicas petroquímicas da primeira e da segunda geração.
 
A medida provisória nº 1034/2021, publicada pelo Governo Federal em março deste ano, previa a extinção do REIQ já a partir de julho. Senado e Câmara fizeram algumas mudanças no texto e o que acabou sendo aprovado foi a extinção do Reiq em 2025. Agora, segue para sanção presidencial.
 
A extinção do Reiq causa grande preocupação para a indústria química brasileira, pois poderá significar o fechamento de plantas fabris e impacto direto na manutenção de empregos e na competitividade da indústria.
 
A atividade virtual reúne sindicatos, associações e demais interessados no tema, incluindo o Sindicato dos Químicos do ABC, representado pelo presidente Raimundo Suzart.