Posts

Alerta Geral: Reforma da Previdência acaba com o direito à aposentadoria

21/02/2017 às 20h51

Dia 8 e dia 15 de março são dias de luta contra a Reforma. Reaja ou MORRA trabalhando!

O ano começa com uma pauta extremamente negativa para os trabalhadores e trabalhadoras de todo o País. O governo Temer, defendendo as reformas previdenciária e trabalhista, está reduzindo nossos direitos e garantias.

A PEC 287, que trata da Reforma da Previdência, longe de ser um projeto que dê proteção social no momento da nossa velhice, inviabiliza nosso direito à aposentadoria.

Ela consegue ser pior do que é hoje o Fator Previdenciário: para se aposentar com o valor integral, o trabalhador(a), além de precisar ter 65 anos de idade, precisará ter contribuído 49 anos.

Reforma da Previdência é ruim para todos, mas ainda pior para as mulheres

O próximo Dia Internacional da Mulher – 8 de Março – está no calendário de lutas contra o retrocesso das reformas trabalhista e previdenciária. A Reforma da Previdência proposta por Temer é, antes de tudo, uma medida contra as mulheres, que já recebem salários menores do que os homens, trabalham mais, ficam menos tempo no emprego e são a maioria entre os desempregados.

Com essa reforma, as desigualdades se aprofundam: mulheres terão que contribuir mais dez anos e esperar até os 65 anos de idade para se aposentar. É uma reforma perversa.

“Falar em reforma dá a impressão que é bom, mas o trabalhador pode ser ludibriado. O que o governo Temer está fazendo é acabar com o direito do trabalhador e da trabalhadora se aposentar. Acabou de sair uma pesquisa falando que 80% dos trabalhadores não vivem até os 65 anos de idade. É fundamental que todos se mobilizem contra mais esse ataque”, destaca o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart.

Reaja agora ou morra trabalhando

Além do 8 de Março, a CUT e as centrais sindicais preparam uma grande mobilização no próximo dia 15 – Dia Nacional de Paralisação NENHUM DIREITO À MENOS!

A CUT também está desenvolvendo uma campanha própria contra a Reforma da Previdência. Os materiais, com muita informação sobre o assunto, estão disponíveis no site do Sindicato.

Participe! Reaja! Antes que seja tarde demais…

O que propõe a Reforma da Previdência:

• Extinção da aposentadoria por tempo de contribuição;

Idade mínima única para aposentadoria passa para 65 anos para trabalhadores urbanos e rurais; do setor público e do privado; professores; homens e mulheres);

Muda o cálculo para reduzir o valor dos benefícios previdenciários em geral;

Proibi o acúmulo de benefícios, como pensões e aposentadorias;

Desvincula benefícios assistenciais e pensões do salário mínimo.

Retarda ainda mais a concessão de aposentadoria especial para os trabalhadores expostos à agentes nocivos.