Como já é tradição, a Associação dos Aposentados e Pensionistas Químicos do ABC integrou as caravanas para a 34º Romaria Nacional dos Aposentados 2023, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no último domingo (28/01).
O evento é organizado pela COBAP e pelas Federações de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo com a presença de caravanas de todas as Federações do Brasil.
Neste ano, mais de 4 mil aposentados lotaram a Basílica para agradecerem por mais um ano que se inicia e clamaram por união, mais dignidade e justiça social aos aposentados.
A caravana da Associação foi bem representativa, com 46 pessoas da região.
Carta de Aparecida
Durante a Missa dedicada aos Aposentados, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, reforçou a importância da luta pela manutenção dos direitos dos aposentados e em especial, da importância da união.
Ao final da missa, como já é tradição, foi lida a Carta de Aparecida, pedindo dignidade, justiça e mudança na vida dos aposentados.
“A pessoa idosa é a base da sociedade, constrói, contribui para o crescimento do país economicamente como também com a experiência e sabedoria de vida. A maior riqueza do país é seu povo”, diz um trecho do documento.
Leia a íntegra da Carta AQUI
Plenária Nacional dos Aposentados
Após a liturgia, aposentados de todo o Brasil se reuniram para a grande Plenária Nacional no Auditório Padre Noé Sotillo (subsolo do Santuário).
O presidente da Associação dos Aposentados Químicos ABC, e também representante da CUT, Milton Nunes de Brito, Tijolinho, compôs a mesa solene da Plenária, acompanhado pelos presidentes da COBAP, Warley Martins Gonçalles, da FAPESP, Antônio Alves da Silva, da comissão organizadora, presidentes e representantes de Federação de todo Brasil, Diretoria da COBAP, e do prefeito da cidade de Matão, Aparecido Ferrari.
“Todos que fizeram uso da palavra reforçaram a necessidade da luta. A gente precisa voltar às ruas, retomar os movimentos que a gente fazia para reivindicar todos os direitos que foram retirados. Nós da Associação dos Aposentados Químicos do ABC estamos em alerta na luta pelos direitos de todos os aposentados”, destacou Tijolinho.
Neste encontro as lideranças dos aposentados puderam discursar, trocar experiências, debater, apresentar propostas, organizar a agenda de luta e reforçar a união no movimento e destacar a importância dos 100 anos da Previdência Social no Brasil.
Confira a galeria de fotos do evento AQUI
Com informações da FAPESP e Santuário de Aparecida