Reunião será na manhã do dia 9 e Sindicato realizará assembleia com os trabalhadores às 14h
Os trabalhadores da BASF da Via Anchieta decidiram em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 3/6, encerrar a greve iniciada na manhã do dia anterior, devido à abertura de negociação com os trabalhadores.
Em reunião com representantes do Sindicato dos Químicos do ABC e a Comissão de Trabalhadores eleita na assembleia do dia 02, a BASF explicou os motivos do fechamento da unidade e propôs uma reunião no próximo dia 9 – terça-feira – para negociação do pacote de demissões e não descartou a possibilidade de remanejamento de alguns trabalhadores.
“A greve foi positiva porque forçou a empresa a dialogar e assim negociarmos um pacote de benefícios para os trabalhadores que seja satisfatório. A atitude da BASF hoje foi completamente diferente de ontem, quando anunciou o fechamento e um pacote interno de requalificação”, avaliou o diretor do Sindicato, Sergio Carasso, que esteve à frente da mobilização dos trabalhadores desde que o Sindicato tomou conhecimento da notícia do fechamento da empresa, na tarde da segunda-feira, 1 de junho.
A reunião de negociação será às 9h do dia 9 de junho e às 14h o Sindicato realiza nova assembleia para avaliação da situação pelos trabalhadores e votação de encaminhamentos.
Encerramento da Produção
A BASF Anchieta anunciou, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (1/6), o encerramento da produção da unidade fabricante de poliamida na Via Anchieta até o final deste ano. A decisão acontece depois do local ter sido danificado por um incêndio em novembro do ano passado.
A empresa também assegurou que os seus clientes da América do Sul continuarão a serem atendidos por meio das plantas da China, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica.
No comunicado, a BASF admitiu que os trabalhadores serão afetados e ofereceu “um pacote interno de requalificação profissional e preparação” para os trabalhadores que serão demitidos com a nova medida.