Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente! Este é o nome do Bloco que há 25 anos toma as ruas de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em defesa do ECA (estatuto da criança e do adolescente)
O tradicional Bloco Eureca, do Projeto Meninos e Meninas de Rua completou neste Carnaval 25 anos nas ruas em defesa das crianças e adolescentes. Cantando “Contra a Invisibilidade que nos fere, pela visibilidade que nos fortalece”, o bloco abriu os festejos nas ruas de São Bernardo do Campo no dia 5 de fevereiro.
Como acontece há 25 carnavais, os 2,5 mil integrantes do bloco envolveram o público na discussão sobre os direitos das crianças e dos adolescentes de forma lúdica e divertida, questionando e provocando os presentes a pensar como a sociedade brasileira vem tratando a juventude e garantindo, ou não, seus direitos.
O cortejo assim como o Projeto Meninos e Meninas de Rua conta com o apoio e colaboração de organizações que atuam em defesa das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social e da Prefeitura de São Bernardo.
O Sindicato dos Químicos do ABC há tempos apoia e participa do Projeto e do bloco, representando principalmente pelo secretário geral e de imprensa Ronaldo de Oliveira, mas este ano muitas lideranças químicas participaram do desfile.
O Bloco Eureca ocupou pela primeira vez as ruas do Centro de São Bernardo em fevereiro de 1992.
Confira aqui a matéria da TVT, que acompanhou o Bloco em São Bernardo.