Com data-base em 1º de novembro, entrega antecipada da pauta pretende acelerar processo de negociações
Diferente dos anos anteriores, em que a pauta reivindicatória da campanha salarial dos químicos foi protocolada na primeira quinzena de setembro, neste ano a Fetquim e os sindicatos filiados decidiram antecipar a apresentação das reivindicações e o processo de mobilização. A entrega da pauta foi realizada nesta quarta-feira, 28, aos representantes do CEAG-10 na sede da federação.
Segundo o coordenador político da Federação e diretor do Sindicato, Raimundo Suzart, o objetivo é ganhar mais tempo para negociar e buscar um acordo com uma antecedência razoável à data base, que é 1º de novembro. “Nos anos anteriores, as negociações ficaram espremidas e, em muitos casos, o reajuste não foi aplicado a tempo na folha de pagamento daquele mês”, afirmou.
O setor patronal irá avaliar a proposta e o calendário em assembleia. A campanha salarial deste ano irá debater as cláusulas econômicas e mais três clausulas novas. Veja na íntegra:
– Salário Normativo (piso salarial): R$ 1.550,00 (o mesmo índice que foi aplicado para reajustar do salário mínimo no período compreendido ente 2002 e 2013)
– Aumento Salarial de 13%
– Participação nos Lucros ou Resultados (PLR): R$ 2.860,00 (valor referente a um salário mínimo do DIEESE)
– Jornada de Trabalho: 40 horas semanais (sábados e domingos livres)
– Licença Maternidade: 180 dias
– Cesta Básica Gratuita