Representantes da FETQUIM e sindicatos filiados estiveram nesta segunda-feira (6/10) no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo, ao lado de dirigentes da FEQUIMFAR, para a cerimônia oficial de entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras do Setor Químico ao grupo patronal CEAG-10 da Fiesp.
O secretário-geral e de imprensa, Paulo José dos Santos, o Paulão, representou a categoria química do ABC na mesa da cerimônia.
O novo coordenador político da FETQUIM e dirigente do nosso Sindicato, Joel Souza, ressaltou que as assembleias realizadas em todo o estado deixaram um recado claro: a categoria quer aumento real, valorização do vale-alimentação e manutenção dos direitos conquistados. Ele também defendeu a continuidade dos Grupos de Trabalho (GTs) que estudam aprimoramentos na Convenção Coletiva.
Nesta campanha, as negociações serão voltadas exclusivamente às cláusulas econômicas, já que as cláusulas sociais seguem válidas, conforme o acordo firmado na campanha anterior.
Principais reivindicações da pauta:
• Piso salarial de R$ 3.000,00;
• Reajuste com reposição integral da inflação + 5% de aumento real;
• PLR de dois pisos salariais;
• Cesta básica ou vale-alimentação de R$ 865,90, garantido para todos, sem desconto;
• Manutenção de todas as cláusulas da atual Convenção Coletiva.
A partir de agora, seguem as rodadas de negociação. A data-base da categoria química em São Paulo é 1º de novembro.
O Sindicato estará visitando os locais de trabalho para conversar com os trabalhadores e trabalhadoras, pois só com união e mobilização vamos garantir avanços econômicos e valorização salarial nesta Campanha Salarial 2025.
A Fetquim representa cerca de 100 mil trabalhadores de diversos ramos da indústria química — incluindo materiais plásticos, farmacêuticos, petroquímicos, de limpeza, perfumaria, tintas, fertilizantes e outras atividades afins — por meio de sindicatos filiados no ABC, São Paulo, Campinas, Osasco, Jundiaí e São José dos Campos.