Notícias

Começa o 14º Congresso rumo a um Sindicato Forte para Ampliar Direitos

Escrito por: Redação
25/11/2023 às 12h15
Começa o 14º Congresso rumo a um Sindicato Forte para  Ampliar Direitos

A mesa de abertura da etapa final do 14º Congresso dos Químicos do ABC, que teve início na manhã deste sábado, reuniu importantes lideranças sindicais e sociais, além de Marcos Alves de Melo, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo, que representou o ministro Luiz Marinho, impossibilitado de vir ao evento.

Antes da abertura oficial, também houve um momento de destaque aos 85 anos de fundação do Sindicato dos Químicos do ABC e aos congressos da categoria realizados nesse período.

Ao lado do presidente do Sindicato, Jose Evandro, e de Marcos Alves de Melo, compuseram a mesa de abertura Renato Zulato (CUT Nacional); Geralcino Teixeira (Confederação do Ramo Químico da CUT – CNQ); Sergio Leite (Fequimfar e Força Sindical), Amabile de Oliveira Cordeiro (Fetquim) e a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Diadema, Sheila Onório.

No plenário, várias personalidades políticas e sindicais também vieram prestigiar a categoria química do ABC, como o deputado federal Vicentinho, e os deputados estaduais Luiz Fernando e Teonilio Barba, todos do Partido dos Trabalhadores.

Logo no início, o presidente José Evandro trouxe um boa constatação: “quase 50% do plenário é formado por mulheres. Isso significa que estamos fazendo o trabalho certo!”, celebrou.

Além das saudações aos congressistas e aos 85 anos de luta do Sindicato, as lideranças abordaram os desafios que a classe trabalhadora tem pela frente, como a construção da Marcha a Brasília para recuperar  direitos e  fortalecer os sindicatos, a importância de participação dos trabalhadores nos processos da Indústria 4.0 e discussões sobre as contrapartidas do Reiq (Regime Especial da Indústria Química), como a geração de empregos e cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho.

Também foi reforçado que não adianta só fazer a luta, precisamos que candidatos comprometidos com a classe trabalhadora ganhem as eleições municipais do próximo ano.

Começa o 14º Congresso rumo a um Sindicato Forte para Ampliar Direitos

Construindo nossa história

No seu pronunciamento, José Evandro fez um breve resgate dos principais congressos dos químicos do ABC nos 85 anos do Sindicato e pontuou que este 14º Congresso acontece após um difícil período para os trabalhadores e trabalhadoras diante de um governo de extrema direita e da pandemia do coronavírus.

“Agora, como o presidente Lula falou,  o Brasil voltou! E o movimento sindical também tem que voltar a ser protagonista neste país. A gente sabe dos desafios e da importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora e nós vamos trabalhar para, a cada dia, melhorar a vida do trabalhador e da trabalhadora desta categoria”, disse.

Começa o 14º Congresso rumo a um Sindicato Forte para Ampliar Direitos