Atividade faz parte da preparação da entidade para participar da 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Sindicato dos Químicos do ABC está presente!
As secretarias de Combate ao Racismo da CUT Nacional e da estadual São Paulo realizam, na próxima sexta-feira (24), a Conferência Livre da Promoção da Igualdade Racial, que ocorre a partir das 9h no auditório da Central, na Rua Caetano Pinto, nº 575, no Brás.
A atividade faz parte da preparação da CUT para participar da 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), previsto para ocorrer em Brasília (DF) de 5 a 7 de novembro, e que pretende definir, com diferentes setores da sociedade, as políticas públicas da promoção racial.
Para isso, nos próximos meses a Conapir será precedida de conferências livres, que podem ser realizadas até 3 de abril, conferências municipais e intermunicipais, que deverão ocorrer até 6 de junho, e conferências estaduais e distrital, até 30 de agosto.
Para a CUT, a conferência ocorre em momento de ataque aos direitos da população, quando um governo sem voto impõem uma agenda de retirada de conquistas asseguradas ao trabalhador. “Diante dos desmontes promovido pelo governo de Michel Temer, que quer aprovar uma reforma da Previdência que penaliza, principalmente, a população negra e pobre, devemos intensificar nossa luta contra o racismo”, diz trecho da convocatória.
A secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida da Silva, diz que a conferência livre é importante para mostrar a luta e a unidade da classe trabalhadora no combate à discriminação racial em todos os espaços de trabalho.
“O trabalhador negro está entre as populações mais afetadas na questão do acesso ao mercado de trabalho, e é o que ganha menos, mesmo tendo maior escolaridade. Além disso, sendo uma conferência cutista, vamos discutir o momento de golpe do Brasil, que tem retirado direitos, tenta acabar com a Previdência e impor a terceirização (PLC 30 e PL 4302) sem limites”, afirma a dirigente.