Declaração da Diretoria do Sindicato dos Químicos do ABC sobre a notícia de fechamento da Unidade de tintas automotivas da BASF América do Sul
Santo André, 27 de fevereiro de 2024
Recebemos com imensa preocupação e incredulidade a informação sobre o fechamento da Unidade de Tintas Automotivas da BASF América do Sul que impactará a nossa região com a demissão de quase 150 trabalhadores/as na Unidade Demarchi, de São Bernardo do Campo. Segundo a comunicação da empresa, o encerramento das atividades produtivas deverá ocorrer em um período de até 18 meses. A diretoria do Sindicato e os trabalhadores/as impactados pela decisão foram informados no dia de ontem, 26 de fevereiro de 2024.
Em reunião com a gerência da empresa, tomamos conhecimento dos motivos que levaram a essa decisão e manifestamos prontamente nossa inconformidade, uma vez que a economia brasileira apresenta um cenário positivo e estável com perspectivas ainda mais promissoras no contexto da iniciativa da Nova Indústria Brasileira. Além disso, a importação de tintas apenas contribui para piorar ainda mais o saldo negativo da balança comercial brasileira no setor de indústrias químicas.
Assim mesmo, examinaremos as razoes apresentadas e seus impactos sociais e econômicos, não somente sobre as famílias dos trabalhadores/as, como também sobre as demais pessoas que, indiretamente na cadeia de produção e no próprio site, terão o seu emprego e a sua qualidade de vida afetados.
Reiteramos, de forma inequívoca, que não estamos de acordo com essa decisão. Vamos informar e ouvir os trabalhadores/as, os sindicatos das categorias da cadeia de produção, a comunidade, o prefeito de São Bernardo do Campo, o governador do Estado e o governo federal, além de vereadores e deputados eleitos na região. Também daremos ciência dessa situação, aos nossos parceiros internacionais no campo sindical e institucional.
Propusemos a formação de um Grupo de Trabalho (GT) em Defesa do Emprego composto pelo Sindicato, o RH e a Comissão de Fábrica do site Demarchi. Também reivindicamos que não haja qualquer demissão no site até que esse GT examine todas as possibilidades que possam levar à suspenção provisória ou definitiva da decisão anunciada, bem como apresente alternativas que preservem os empregos diretos e indiretos e a capacidade produtiva do site com a transferência de novos produtos para a produção local.
Atenciosamente, a Diretoria do Sindicato dos Químicos do ABC