Posts

Deixe a Camisinha Entrar na Festa! Pegue seu preservativo no Sindicato!

03/02/2016 às 00h02

Sindicato promove campanha de prevenção às DSTs no Carnaval

O Sindicato dos Químicos do ABC, por meio da Secretaria de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, está promovendo a campanha do Ministério de Saúde de prevenção das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) durante o Carnaval, com distribuição de camisinhas graças a uma parceria com a Prefeitura de Santo André. Os trabalhadores e trabalhadoras químicas podem retirar seu preservativo na sede de Santo André, na sede da regional São Bernardo e na sede da Associação dos Aposentados Químicos do ABC.

“Trata-se de uma importante ação social do Sindicato para a categoria química, afinal, assim como no ambiente de trabalho, a prevenção é sempre a melhor medida”, comenta o secretário de Sáude, Trabalho e Meio Ambiente, Paulo Sergio.

O Brasil registrou, em 2015, recorde no número de pessoas em tratamento de HIV e aids: 81 mil brasileiros começaram a se tratar no ano passado, um aumento de 13% em relação a 2014, quando 72 mil pessoas aderiram aos medicamentos. De 2009 a 2015, o número de pessoas em tratamento no Sistema Único de Saúde aumentou 97%, passando de 231 mil para 455 mil pessoas. Isso significa que, em seis anos, o País praticamente dobrou o número de brasileiros que fazem uso de antirretrovirais.O Brasil registrou, em 2015, recorde no número de pessoas em tratamento de HIV e aids: 81 mil brasileiros começaram a se tratar no ano passado, um aumento de 13% em relação a 2014, quando 72 mil pessoas aderiram aos medicamentos. De 2009 a 2015, o número de pessoas em tratamento no Sistema Único de Saúde aumentou 97%, passando de 231 mil para 455 mil pessoas. Isso significa que, em seis anos, o País praticamente dobrou o número de brasileiros que fazem uso de antirretrovirais.

Campanha

A campanha de Carnaval deste ano, veiculada entre os dias 27 deste mês e 6 de fevereiro, tem como slogan Deixe a Camisinha Entrar na Festa. Ela reforça o preservativo como a mais importante arma de combate ao HIV e aids, trabalhando a mensagem de prevenção nas ações pré-Carnaval e durante as festas. Entre as peças estão filme, jingle para veiculação em rádios e versão estendida da música para os trios elétricos e carros de som. Foram investidos cerca de R$ 14 milhões na iniciativa.

Também fazem parte da campanha vídeos para redes sociais, peças para a web e ações especiais com os blocos de carnaval, com reforço para as capitais onde foi identificada maior incidência da epidemia, como Manaus e Porto Alegre. Para as redes sociais, serão produzidos pequenos filmes registrando a atuação in loco do Homem Camisinha ao longo da folia.

O diferencial da campanha deste ano é que, a partir da Quarta-Feira de Cinzas, serão distribuídos folhetos nos postos de saúde e outdoors sobre a profilaxia pós-exposição (PEP). Dessa forma, no período pós-Carnaval, o Ministério continuará incentivando a testagem e o tratamento para os casos de sorologia positiva, completando assim, o tripé da prevenção.

Endereços de distribuição:

Sede do Sindicato e sede da Associação dos Aposentados Químicos do ABC: av. Lino Jardim, 401 – Vila Bastos, Santo André

Sede da Regional de São Bernardo do Campo: Rua das Tulipas, 48 – Jd. Maria Cecília – São Bernardo do Campo

Telefax. (11) 4127-2999 e 4127-3374.