Um dinheiro extra, sem esperar, sempre é muito bem vindo!
O Banco Central (BC) criou um canal exclusivo para as pessoas checarem se têm ou não dinheiro esquecido em contas bancárias. As consultas podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 14, e os saques serão liberados a partir do dia 7 de março.
Para fazer a consulta é necessário criar uma conta no site Gov.br e esse cadastro pode ser nível prata ou ouro para solicitar o saque do dinheiro junto ao Banco Central.
Qual a diferença entre nível prata e ouro?
A quantidade de informação. Para o nível prata, a conta Gov.br deve ter o reconhecimento facial. Após isso, o sistema irá identificar a foto da base de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou por meio do login com informações de um banco credenciado.
Para o nível ouro, além de todos os requisitos do nível prata, o reconhecimento facial também será confrontado com a base de dados da Justiça Eleitoral. Outra opção é realizar o login no Gov.br usando um certificado digital.
Os serviços podem ser acessados pelo computador, notebook, tablet ou celular.
Consulta dos valores
– a partir da próxima segunda-feira (14/02), poderá ser feito somente com o CPF ou CNPJ no endereço valoresareceber.bcb.gov.br
Passo a passo para o cadastro no Gov.br
O site RECONTA AÍ fez um tutorial explicando passo a passo o que deve ser feito para se cadastrar e solicitar os valores em antigas contas bancárias, se esse for seu caso.
O site é uma iniciativa de pessoas progressistas – atuantes na cena política de Brasília – e bancários, especialmente da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, com o objetivo de falar sobre bancos públicos e economia de “maneira simples, sem blá blá blá!”.
Para acompanhar, CLIQUE AQUI