Dirigentes químicos do ABC integraram a grande carreata do ABC. Além do impeachment do presidente, mobilização defende vacinação para todos, empregos e a volta do auxílio emergencial
Abrindo o ano de 2021, sindicatos da CUT e entidades que integram as Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e Movimento Acredito realizaram no sábado 23 carreatas por todo o país em defesa da vida, do impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro, e da vacinação contra a Covid-19 para todos. As manifestações também destacaram a defesa dos empregos e da volta do pagamento do auxílio emergencial, como forma continuar garantindo uma renda mínima aos que mais precisam.
Mais de 50 cidades participaram da mobilização. No ABC, a carreata foi realizada no período da manhã e à tarde, na capital.
Grande Carreata do ABC
Na região do ABC, a carreata aconteceu na parte da manhã, partindo da av. Ulysses Guimarães, em Diadema, percorrendo ruas de São Bernardo, Santo André e Mauá. Na concentração, o diretor do Sindicato dos Químicos do ABC , José Freie, atual secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SP, reforçou a necessidade da luta contra o presidente Bolsonaro, que ignora tudo o que a população precisa. “Estamos juntos aqui pedindo para que a população se junte a nós nessa luta pela vida”, disse.
Fora Bolsonaro! Vacinação para todos!
As entidades organizadoras do movimento das carreatas neste sábado denunciam as atitudes do desgoverno Bolsonaro, que agiu abertamente para sabotar o isolamento social e a busca pela vacina. Desde o início, o presidente propagou a anticiência e na última semana o país ficou perplexo com a revelação de documentos pela AGU (Advocacia Geral da União) mostrando que o governo Bolsonaro soube com antecedência do iminente colapso no sistema de saúde em Manaus (AM) e não agiu com a devida celeridade para evitar a grave crise que levou muitos brasileiros à morte.
Essa postura irresponsável e omissa já resultou em mais de 220 mil vidas perdidas por Covid-19. É preciso pará-lo.
“Manter Bolsonaro no poder significa mais mortes pelo novo coronavirus, mais desemprego e o aumento da miséria em nosso país. Por isso é fundamental construirmos essa unidade para mobilizarmos nossas bases e também a sociedade que tem demonstrado que não aguenta mais esse desgoverno”, destaca o presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo.
A cobertura completa das carreatas por São Paulo e pelo Brasil você confere nos sites da CUT SP e Portal da CUT.
Foto carreata Brasília: Tânia Oliveira
Fotos e Vídeos da Grande Carreata do ABC: Dino Santos e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.