Projeto de lei de autoria do dep. Luiz Fernando foi sancionado pelo governador
Entrou em vigor na quarta-feira (11), a lei 16.364/2017, de autoria do deputado Luiz Fernando Teixeira, que institui o “Dia Estadual do Trabalhador da Indústria Química”, a ser comemorado 21 de julho, data que recorda a greve histórica da categoria em 1983, mobilizando três milhões de trabalhadores.
A iniciativa de reconhecimento e homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras químicas é fruto de uma luta do mandato do deputado junto a entidades sindicais que representam os trabalhadores do setor químico, entre os quais o Sindicato dos Químicos do ABC.
“É um alento ter, diante de um cenário de ameaça a direitos trabalhistas, mais uma data para homenagear a classe trabalhadora. Esse é apenas mais um passo na luta para que os trabalhadores tenham suas conquistas asseguradas”, disse Luiz Fernando após a sanção de seu projeto.
Para o deputado, a categoria contribui muito para a economia e o progresso do país. O parlamentar ainda destaca que a coragem, o idealismo e o ativismo político desses trabalhadores inspiram a população de uma forma geral.
Após essa conquista, o deputado Luiz Fernando anunciou que vai procurar as entidades sindicais para debater o momento político do país e articular ações que garantam o emprego e a manutenção dos direitos trabalhistas.”
Químicos do ABC presente!
Em sessão solene realizada em maio do ano passado na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), realizada pelo deputado Luiz Fernando para anunciar seu projeto de lei, o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart, e diversos representantes da categoria, tanto da ativa como dos aposentados, foram homenageados com placas de bronze.
“Para nós, do ABC, é uma grande honra receber essa homenagem, que agora, com a lei aprovada e sancionada, é estendida a toda a categoria como o justo reconhecimento da sua grandeza e importância para a economia, para o fortalecimento do movimento sindical e para as lutas da classe trabalhadora em geral. Essa iniciativa em tempos de ataques aos nossos direitos, é uma enorme conquista. Nosso muito obrigado ao deputado Luiz Fernando”, expressou Raimundo.