Exposição de fotos e depoimentos estão na programação do ato de Solidariedade promovido pelos Químicos do ABC e ICM
Com o apoio da Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e do Projeto Union to Union da Suécia, o Sindicato dos Químicos do ABC promove na próxima sexta-feira, 20 de setembro, Ato de Solidariedade às famílias das vítimas de Brumadinho.
A atividade, com início às 9h, terá exposição de fotos e depoimentos de familiares e sindicalistas de Brumadinho, além da manifestação de apoio e coletiva de imprensa.
“É importante que todos tragam o seu apoio e solidariedade para evitar que tragédias como essa voltem a acontecer”, ressalta o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart.
Rompimento da barragem
No dia 25 de janeiro de 2019 o rompimento da barragem da Vale localizada em Brumadinho, Minas Gerais, reeditou a tragédia do rompimento da barragem de Mariana ocorrida em 5 de novembro de 2015 e que resultou na morte de 19 trabalhadores. Dessa vez, entretanto, a destruição de vidas foi ainda maior: 250 funcionários da Vale e moradores da região foram mortos e 22 pessoas continuam desaparecidas.
Por trás dos números histórias de vida e sonhos devastados, sofrimento e angústia.
De um lado, a arrogância, incompetência e ganância de burocratas e técnicos a serviço de uma empresa que deve ser responsabilizada de toda forma e em todos os níveis pelos seus atos e consequências.
Do outro lado, o papel das organizações sindicais locais, nacionais e internacionais em apoio às famílias das vítimas na busca por Justiça e garantia de direitos e para que as buscas não cessem enquanto a última família não enterrar o seu ente querido. Pressa sobre as autoridades governamentais e do poder judiciário.
(Foto: Ricardo Stucker – Fotos Públicas)
Ato de Solidariedade às famílias das vítimas de Brumadinho
Dia 20 de setembro, 9h, na sede do Sindicato dos Químicos do ABC
Rua Senador Fláquer, 813, Centro – Santo André
Realização: Sindicato dos Químicos do ABC
Apoio: Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e do Projeto Union to Union
Programação
9h – Abertura
9h20 – Exposição de Fotos e depoimentos de familiares e sindicalistas de Brumadinho
10h30 – Manifestações de apoio e solidariedade
11h30 – Ato de encerramento e coletiva de imprensa