Posts

GT Químico do ABC traça estratégias de ação pela competitividade do setor na região

11/08/2015 às 17h06

Membros do Grupo de Trabalho Químico do Grande ABC se reuniram nesta quarta-feira, dia 05, para discutir ações de fortalecimento e ganho de competitividade das indústrias do setor. Ampliar a participação regional nos debates sobre questões químicas junto aos governos federal e estadual e promover a qualificação da mão de obra das empresas do ABC foram temas pautados no encontro.

Uma das questões destacadas pelos participantes foi o desenvolvimento de estratégia de atuação em relação à estrutura tributária estadual sobre a atividade química, tendo como ponto de partida a necessidade de tornar o ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – do Estado de São Paulo mais competitivo em relação a outras regiões onde os encargos são mais vantajosos para a indústria. Alternativas para a redução de custos das principais matérias-primas das empresas do setor (energia elétrica, gás, nafta petroquímica e resinas) também deverão fazer parte das ações estratégicas do grupo.

Outro ponto debatido no encontro foi a importância de integrar os debates realizados regionalmente às discussões em nível federal. A aproximação das demandas e proposições do setor já foi iniciada pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, que participou, em junho e julho deste ano, de reuniões de trabalho da Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e do Plástico, em Brasília.

“É indispensável a presença de nossa região nesses encontros. Precisamos ampliar o debate regional que já vem sendo realizado com empresários do setor no ABC, por meio do GT Químico e do APL Plástico, coordenados pela Agência. Estamos levando, portanto, demandas de nossa região, contribuindo com as discussões nacionais, e trazendo para o Grande ABC informações estratégicas sobre novas políticas públicas que estão sendo pensadas em nível nacional”, afirmou o secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, presente na reunião da Frente Parlamentar em julho.

A qualificação de profissionais do setor químico também voltou à pauta do GT Químico regional. O grupo debateu ações para dar sequência à Oficina sobre o tema realizada em dezembro do último ano, com a participação de sindicatos, gestores públicos e empresários. A continuidade das visitas técnicas dos membros do GT às instituições regionais, como as já realizadas na Fundação Santo André e Universidade Federal do ABC (UFABC), também foi discutida.

A reunião do GT Químico do ABC, coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Sindicato dos Químicos do ABC, foi realizada na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Participaram do encontro, além de representantes das entidades da coordenação, membros do COFIP – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC, da Braskem, e das prefeituras de Santo André e São Bernardo do Campo.

A próxima reunião do GT Químico do ABC está programada para o mês de setembro.

Fonte: Agência Grande ABC

Sindicato dos Químicos do ABC
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.