Herval nos deixou na madrugada de 18 de março, aos 93 anos, após alguns meses acamado
Médico dedicado, Dr. Herval Pina Ribeiro foi um lutador incansável pela saúde do trabalhador e pela consolidação do SUS.
Resistiu à Ditadura Militar, ajudando a organizar o DIESAT em 1979.
Atuou em diversas entidades médicas em defesa da democratização do país e participou ativamente da Reforma Sanitária e da Constituinte de 1986 a 1988.
Além disso, sempre esteve ao lado do movimento sindical, apoiando as lutas do chamado novo sindicalismo.
Trabalhou no antigo INAMPS e organizou uma das primeiras Semanas de Saúde do Trabalhador (SEMSAT), abordando a grave questão da silicose, uma doença pulmonar que afetava inúmeros trabalhadores da indústria cerâmica.
No setor químico, teve um papel fundamental no Sindicato dos Químicos do ABC, oferecendo suporte técnico e político na luta por Saúde e Segurança do Trabalho.
Contribuiu para a criação do primeiro programa de saúde do trabalhador do país, no ABC, em parceria com a Secretaria de Saúde Estadual e a Prefeitura de Diadema-SP.
Esse programa deu suporte a diversas lutas para melhorar as condições de trabalho nos anos 1980.
Herval também esteve presente em um dos momentos mais marcantes da luta operária no país durante a ditadura militar: a greve contra a contaminação por chumbo na Ferroenamel, em agosto de 1984.
Nessa mobilização, os trabalhadores exigiram melhores condições de trabalho e o direito de ter acesso aos seus próprios exames médicos.
Em novembro de 2024, Herval foi homenageado na Fundacentro durante o Seminário sobre os 60 anos da Ditadura Militar, que discutiu o aumento alarmante de acidentes de trabalho nesse período. Sua trajetória e contribuições foram relembradas com reconhecimento e gratidão.
Que Herval siga como um símbolo da luta pela Saúde dos Trabalhadores e por um sistema público e gratuito para todos! Que sua história nos inspire e traga conforto neste momento de despedida, especialmente à sua companheira Emília e seus familiares.
Herval permanece vivo em nossa memória e em nossas lutas.
Remígio Todeschini, ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC e atual Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro