Por Remígio Todeschini, ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC
Foi concretizado o negócio de compra da Indorama, um dos maiores grupos químicos asiáticos da Tailândia, que com 1,48 bilhão de dólares comprou as ações do grupo Ultra que detinha a maioria das ações da Oxiteno nos últimos 50 anos.
A compra da Indorama envolveu as 11 fábricas existentes da Oxiteno, sendo 4 na América do Norte e 7 na América do Sul, a maior parte delas está no Brasil, entre as quais as duas unidades representadas sindicalmente pelo nosso Sindicato: a Oxiteno Petroquímica e Oxiteno Química sediada no Polo Petroquímico da cidade de Mauá-SP.
Houve uma reunião na última 5a feira à tarde (07/04), em que esteve presente o coordenador da Regional de Santo André e diretor da Fetquim-CUT, Joel Santana, e o ex-presidente do Sindicato, Remigio Tpdeschini, que foi funcionário da Oxiteno.
Empresa manterá direitos e benefícios que os trabalhadores tinham na Oxiteno
Joel Santana (foto) ressalta: “foi importante conhecer o posicionamento da Oxiteno sob o guarda-chuva da Indorama, que manifestou, por meio da diretora geral de RH de todo o grupo, que a empresa manterá todo o sistema de RH e os direitos e benefícios, tanto do trabalho de turno como do administrativo.
Segundo informações dadas na reunião, Joel ressalta: “será mantida toda a estrutura de cargos e salários, a assistência médica, a previdência privada da Ultraprev, o acordo de turno (5a. Turma), entre outros benefícios, e o pagamento da PLR/2022 nos mesmos moldes praticados anteriormente”.
A Indorama está presente em mais de 30 países: Estados Unidos, América Latina, Tailândia, Índia e China entre outros. É uma das maiores empresas químicas do mundo, com cerca de 26 mil trabalhadores empregados, participando do mercado mundial de PET (garrafas), fraldas, produtos de limpeza, e agora entrando no mercado de óxidos e derivados que é uma especialidade da Oxiteno.
Também manterá os nove centros de P e D (Pesquisa e Desenvolvimento), entre os quais o de Mauá-SP.
A Indorama, com a compra da Oxiteno, criou a divisão de Óxidos e Derivados integrados da IVL , sendo o maior produtor mundial de óxido de etileno, além da Divisão Mundial de PET (polietileno) e Fibras.
A Diretora Geral de RH, Simone Torres, ressaltou que a Indorama terá mais condições de realizar novos investimentos e preocupada constantemente com a Inovação necessária neste setor de Óxido e derivados.