A primeira plenária preparatória ao II Encontro da Juventude Química do ABC, marcada para este sábado, 8 de junho, saiu fora do planejamento inicial por um bom motivo: a presença do ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, em São Bernardo.
Silvio Almeida veio debater o tema “Cidadania Plena: construindo uma cidade justa e inclusiva”, e a plenária temática, que seria sobre Hip Hop e Combate ao Racismo, foi transferida de local para que a juventude química pudesse ouvir o ministro.
O secretário de Políticas Públicas e Sociais do Sindicato, Jansen Rosa, responsável pela organização do II Encontro da Juventude Química do ABC, explicou a decisão de alterar a programação da plenária temática para prestigiar a presença de Silvio Almeida.
“São Bernardo sofreu um desmonte muito grande nos últimos anos nas políticas públicas, em especial na área de Saúde e Educação e, principalmente, na falta de respeito às diferentes raças, cores, credos, religiões e orientações. Portanto, um debate sobre a reconstrução de políticas de Direitos Humanos em São Bernardo é de fundamental importância para a juventude trabalhadora”, afirmou.
Dever de qualquer governante é CUIDAR das pessoas
Na sua fala, o ministro pontuou que a primeira condição para o desenvolvimento de uma cidade, estado e/ou país é cuidar das pessoas, e, para isso, é necessário colocar “a questão dos Direitos Humanos como algo que ilumine todo o governo”.
Ele defendeu também que a política de direitos humanos deve ser sustentada por todas as instituições da sociedade e seu trabalho deve estar alinhado, inclusive, com o movimento sindical.
“Como podemos desenvolver um país matando a população negra, deixando o trabalhador na miséria, deixando parte da população vivendo em uma situação precária? Cuidar das pessoas é o dever de qualquer governante, em qualquer lugar, em qualquer instância”, reforçou o ministro.
O debate contou com apresentações de jovens artistas da região, como @oficialtr, @mezadrak e @stilldiadema, e das crianças e adolescentes do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo.
Segunda plenária temática será dia 22 em Diadema
A segunda plenária temática preparatória ao II Encontro da Juventude Química do ABC será no próximo sábado 22 de junho, das 9h às 13h, na sede da Regional de Diadema. As discussões darão sequência aos temas já iniciados no debate com o ministro Silvio Almeida, com foco em Gênero e Diversidade.
A Regional de Diadema fica na rua dos Brilhantes 232 – Jardim Donini.
A terceira plenária será dia 20 de julho, em Santo André, com o tema Saúde Mental.
O critério para participação na etapa final do II Encontro da Juventude Química, em agosto, é a presença em, no mínimo, duas das três plenárias temáticas.