Posts

Lideranças dos trabalhadores da construção do Uruguai visitam Sindicato

21/02/2014 às 21h08

Eles vieram a São Paulo para conhecer experiências de comunicação

O Sindicato recebeu, nesta quinta-feira 20, a visita de duas lideranças do Sindicato Único da Construção e Anexos – Sunca – do Uruguai.

Javier Días, secretário de imprensa e propaganda, e Iván Hafliger, secretário de formação sindical da entidade, vieram a São Paulo para conhecer e trocar experiências com projetos de comunicação como a TVT, Rádio Brasil Atual e Revista do Brasil. Essa troca de experiências e conhecimentos foi promovida pelo sindicato global da Construção e da Madeira ICM (Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira).

Durante a jornada, visitaram o nosso Sindicato, que também apresentou suas ferramentas de comunicação, em especial o jornal Sindiquim e nosso website.

Democratização dos meios

Os trabalhadores e trabalhadoras do Uruguai, assim como no Brasil, estão na luta pela democratização da comunicação e contam com importantes avanços com a aprovação da chamada lei dos meios (ley de medios), em dezembro passado. Como consequência da lei, a central sindical do Uruguai, PIT-CNT, recebeu a concessão de um canal de TV digital a ser inaugurado em 2015 e os sindicatos uruguaios já iniciaram as discussões sobre estruturação e as possíveis grades da programação do canal.

Comunicação Sindical

O SUNCA conta hoje com um programa semanal de rádio, jornal quinzenal e uma pequena experiência em TV, com produção própria e veiculada com compra de espaço em um canal à cabo e Internet, a Replanteo TV. Agora eles pretendem expandir essas experiências para poder fazer frente aos meios comerciais que, tal como acontece no Brasil, pertencem a grandes empresas de comunicação e que não respondem aos interesses, às lutas, às conquistas e avanços sindicais dos trabalhadores. “Os grandes meios só lembram de nós quanto temos dificuldades internas, quando há brigas, ou quando algum sindicato faz algum tipo de ação que interrompe o tráfego de veículos”, comenta Hafliger.  

Após conhecerem as instalações da Rádio Brasil Atual, Rede TVT, Jornal ABCD Maior e Revista do Brasil, as lideranças uruguaias retornam ao seu país com a ideia de construir um sistema de meios de comunicação semelhante, integrando os diferentes meios como rádio, TV, impressos e web.

“Esta visita é importante porque nos possibilita recolher as experiências dos trabalhadores brasileiros para  compartilharmos com os outros sindicatos uruguaios e colaborar com a estrutura e produção do canal da PIT-CNT”, explica Iván.

Brigadas Voluntárias e penalização do empregado no caso de acidentes

No Sindicato, Iván e Javier foram recebidos pelo secretário geral e de imprensa, Sidney Araújo dos Santos, pelo secretário de formação, Rodolfo Moretti, e pelo coordenador da regional de Diadema, José Evandro da Silva.

Após uma breve apresentação sobre a estrutura do Sindicato, os sindicalistas brasileiros e uruguaios trocaram informações relacionadas às ações sindicais. Entre elas, destaca-se a atual campanha de sensibilização sobre saúde e segurança do SUNCA, que está vinculada à luta pela aprovação de uma lei que penaliza o empregador no caso de acidente e morte no ambiente de trabalho.

Outra experiência que interessou a todos são as Brigadas Voluntárias organizadas pelo SUNCA. Todos os sábados e às vezes também aos domingos,  trabalhadores da construção dedicam parte do seu dia para ajudarem mutirões de casas populares (um programa semelhante à Minha Casa, Minha Vida do Brasil), ajudam as famílias de trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho ou ainda ajudam na reconstrução de casas, esolas e hospitais danificados por nos enchentes e tornados.

Os dirigentes, em seguida, almoçaram com o presidente do Sindicato Paulo Lage, e com o coordenador e o secretário da Regional de São Bernardo, Ronaldo Oliveira e José Antonio Gomes da Silva, o Tonhão.

Em breve, a TV Químicos disponibilizará as entrevistas com os dirigentes.

Confira aqui as reportagens da TVT sobre a visita das lideranças do SUNCA.