O presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, José Evandro, presente ao ato, lamentou as mortes dos dois trabalhadores, se solidarizou com as famílias desses companheiros e reafirmou a defesa da vida por meio das ações sindicais.
“O Sindicato vai continuar lutando em defesa dos trabalhadores e podem contar com o Sindicato dos Químicos do ABC também nesses momentos difíceis”, disse.
José Freire, diretor do Sindicato e secretário de Saúde da CUT-SP, afirmou que ambos sindicatos, Químicos do ABC e Construmob”, não poderiam deixar de fazer um ato em memória dos companheiros que se foram devido ao acidente do dia 22, mas também de repúdio à falta de investimento e à falta de segurança no trabalho que, infelizmente, ainda temos nos dias de hoje, “o que leva muitas vezes o companheiro e a companheira perderem a sua vida num trabalho que deveria ser somente para garantir o sustento da família”.
Logo em seguida foi realizada uma cerimônia conduzido pelo pastor Ariovaldo Ramos.
O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) e os vereadores Orlando Vitoriano (PT), de Diadema, e Julinho (PT), de Mauá, compareceram ao ato.
Acidente ocorreu dia 22/06
Na madrugada da segunda-feira, 03 de julho, mais um dos trabalhadores feridos na explosão ocorrida na Braskem em 22/06 foi a óbito.
O acidente ocorreu quando trabalhadores terceirizados da empresa Tenenge realizavam a pintura do tanque de Tolueno (solvente), que explodiu, causando um grande incêndio.
É a segunda morte entre os três trabalhadores feridos em decorrência do incêndio. Duas outras pessoas se feriram durante a evacuação local.
O Sindicato está acompanhamento a investigação do acidente junto com o Ministério Público do Trabalho, da Superintendência do Trabalho e da CIPA para que medidas concretas sejam tomadas e os riscos de novos acidentes sejam eliminados.
Leia também: