8 de outubro é dia de assoprar as velinhas e celebrar! Hoje celebramos 85 anos de história do Sindicato dos Químicos do ABC
Uma jornada marcada por determinação, luta e resiliência, construída pelos trabalhadores e trabalhadoras da categoria química do ABC.
E, por iniciativa do Sindicato, 8 de outubro também é o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora nas Indústrias Químicas do ABC, celebrado oficialmente nas sete cidades da região.
Trabalhador e trabalhadora que representam uma categoria batalhadora, determinada, sabedora de seus direitos e da força que tem, merecedora de todo o reconhecimento e respeito.
Um pouco de história
O Sindicato dos Químicos do ABC foi fundado em 8 de outubro de 1938 por trabalhadores da antiga Rhodia, em Santo André.
Por meio de seu Sindicato, a categoria química do ABC fez história no Brasil e no exterior por defender a SAÚDE e SEGURANÇA no ambiente de trabalho, lutando bravamente para acabar com as péssimas condições de trabalho, contaminações e acidentes fatais nas empresas da região.
Conquistou duas importantes CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO: a do Setor Químico e a do Setor Farmacêutico, que estão sendo construídas ao longo de mais de 40 anos e contam hoje com mais de 80 cláusulas garantindo direitos como PLR mínima, adicional noturno de 40%, auxílio-creche de até 50% do piso salarial, estabilidade à gestante após licença-maternidade e adicional de hora-extra de 70% e 110% aos finais de semana.
Um Sindicato da CUT
Dirigido por lideranças cutistas desde 1982, é um Sindicato que prioriza o DIÁLOGO com as empresas e a ORGANIZAÇÃO dos trabalhadores/as no local de trabalho, constituindo pontes por meio das Comissões de Fábricas, CIPA-SUR (Sistema Único de Representação), delegados sindicais e redes sindicais em empresas multinacionais.
Uma entidade que, com a força da sua história e MOBILIZAÇÃO no chão da fábrica, conseguiu impedir terceirizações amplas, contratos por hora/intermitente e a adoção do precário contrato da carteira verde e amarela, entre tantas outras tentativas de precarização a partir do golpe de 2016.
Um Sindicato que diante da pior pandemia da história recente do nosso país, não se omitiu: batalhou por acordos com empresas garantindo empregos e a saúde do trabalhador/a frente ao coronavírus; negociou com as patronais para garantir a manutenção dos direitos nas Convenções Coletivas; e, exercendo a função de SINDICATO CIDADÃO, realizou a Campanha Quarentena Solidária, arrecadando alimentos e produtos de higiene para distribuir para os mais carentes e vulneráveis.
Governo Lula e o 14º Congresso dos Químicos do ABC
Neste ano, o Sindicato, com muito orgulho, realiza o seu 14º Congresso em um Brasil sob comando de um governo popular e democrático, voltado para a classe trabalhadora e para a população mais vulnerável economicamente. Assim, podemos celebrar a volta da democracia, a redução do desemprego, o aumento de empregos com carteira assinada e a retomada do diálogo tripartite em defesa da indústria brasileira, em especial da indústria química no ABC.
E vamos juntos, desafios não faltam, mas a esperança agora está em nossos corações.
Parabéns, Sindicato dos Químicos do ABC!
Parabéns, trabalhador e trabalhadora da categoria química do ABC!
Juntos somos fortes!