Notícias

Nossa Roda de Conversa e o potencial de luta das mulheres químicas

Escrito por: Redação
05/08/2024 às 21h17

Participação na Roda de Conversa expressa potencial das mulheres químicas

Foi um sucesso!

A sede da Regional de Diadema do Sindicato ficou lotada de trabalhadoras no sábado, 3 de julho, que vieram conversar com as lideranças sindicais sobre os direitos das mulheres químicas do ABC.

Organizada pela Comissão de Mulheres Químicas do ABC, a Roda de Conversa contou com a presença de trabalhadoras de diversas empresas da região, como Colgate, Ortobom, Lipson, FW 3 Capacetes, Incom, Grid Calotas, Repack e Acrilex, entre outras.

“Decidimos realizar esta atividade para retomar o trabalho com as mulheres químicas e, diante dessa ampla participação, retomamos nossa Comissão com muita força!”, celebrou a diretora do Sindicato, Edilene de Morais (foto), coordenadora da Comissão de Mulheres Químicas do ABC.

O presidente do Sindicato, José Evandro, saudou as participantes, expressando sua alegria com a atividade e o compromisso de sua gestão em promover essas rodas de conversa com os trabalhadores e trabalhadoras da base.

“A gente sabe das demandas que as trabalhadoras têm, das dificuldades de estarem aqui hoje, os desafios na fábrica, em casa, com os filhos e tudo mais. Ficamos muito felizes por vocês tirarem este dia para conversar sobre direitos e conhecer mais o Sindicato. Queremos ouvir vocês e dar prosseguimento a mais esta ação”, afirmou Evandro.

Estrutura de Creche

Para garantir a participação das mulheres químicas, o Sindicato montou uma estrutura de creche para os filhos e filhas das trabalhadoras. As monitoras Dani e Jaru conduziram atividades e recreações com as crianças.

Conhecendo os Direitos

No bate-papo sobre as dificuldades enfrentadas no chão de fábrica, foram mencionados diversos problemas. O assédio – moral e sexual – foi o mais citado, seguido pela falta de igualdade e benefícios, machismo e desrespeito profissional.

Em seguida, foram explicados os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Químico, especialmente relacionados às trabalhadoras, como auxílio creche, garantias às gestantes e lactantes, licença para empregada adotante, fornecimento de absorventes higiênicos para emergências e combate ao assédio moral.

Encerramento e Agradecimentos

No encerramento, as participantes receberam brindes disponibilizados por algumas empresas. “Agradecemos muito à Colgate, à Acrilex, à Nazca e à Vivacor que apoiaram a atividade doando produtos para a Comissão de Mulheres Químicas distribuir às participantes”, destacou a secretária de Formação do Sindicato, Danielle Franco.

Confira as imagens da Roda de Conversa na Galeria de Fotos – Crédito Valdir Lopes