Posts

O que foi feito, quais as dificuldades e o que queremos

23/05/2019 às 17h30

Reflexão e propostas de ação marcam segundo dia do Seminário de Planejamento da Diretoria Gestão 2019-2023

O segundo dia do Seminário de Planejamento da Direção do Sindicato dos Químicos do ABC começou com o tema Políticas Sociais,  com discussões sobre participação e elaboração de propostas de ação em relação às Mulheres, Jovens, Racial, LGBTs e pessoas com deficiência. Está sendo construída a Secretaria de Políticas Sociais da entidade, que estará sob a responsabilidade do diretor Jansen Nunes Rosa.

 

Ainda pela manhã, a Secretaria de Saúde, Segurança e Meio Ambiente Paulo Sergio apresentou o trabalho da Secretaria e orientou os dirigentes a trazerem os casos das fábricas para que sejam efetivadas ações para garantir a saúde e segurança nos ambientes de trabalho. Em breve será feito um planejamento da própria secretaria, contemplando as indicações feitas na discussão do Seminário. Também foi levantada o problema de contaminação no solo de empresas do ramo químico que saem da região, denunciando-as para os órgãos responsáveis pelo meio ambiente.

Fortalecer o Trabalho de Base

Os coordenadores das Regionais do Sindicato apresentaram algumas propostas para fortalecer a organização dos trabalhadores no local de trabalho. Evandro, da Regional Diadema, Joel, da Regional Santo André, e Tonhão, da Regional de São Bernardo do Campo, dialogaram sobre o que tem sido feito e os desafios que o Sindicato tem pela frente com tantas mudanças no mundo de trabalho.

Comunicação e Sindicalização

Como melhorar a comunicação do Sindicato com os trabalhadores e a sociedade pautou a primeira discussão do período da tarde. O Secretário Geral e de Imprensa, Paulão, e a jornalista da entidade, Gislene Madarazo, apresentaram os meios de comunicação que o Sindicato utiliza atualmente: jornal e panfletos, website e redes sociais, em especial. A celebração dos 50 anos do jornal Sindiquim, em junho, a utilização do Whatsapp e maior engajamento nas redes sociais foram os destaques das propostas apresentadas pelo coletivo.

Fechando os trabalhos, os diretores e diretoras se debruçaram sobre a necessidade de aumentar a sindicalização nas fábricas. Após uma avaliação do que já foi feito nesse sentido e as principais dificuldades encontradas, os secretários de Administração – Fabio Lins – e Secretaria Geral e Imprensa – Paulão – coordenaram o debate e a chuva de ideias para futuras Campanhas de Sindicalização, buscando fortalecer a entidade na auto sustentação financeira.

Três dias de Seminário

A atividade segue até o dia 24 com discussões e planejamentos de todas as secretarias. 

“As reflexoes e debates são peças fundamentais para o trabalho de base de uma liderança sindical no atual cenário do país. Este seminário é de planjamento, mas também de integração dos novos diretores e diretoras da gestão que foi empossada no dia 27 de abril passado”,explicou o presidente do Sindicato, Ramundo Suzart. “Certamente sairemos muito mais fortes, preparados e unidos para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras!”, completou.

Confira AQUI a galeria de fotos do Seminário