Na parte da tarde, a conferência “A indústria química em 2020: um novo rumo é possível” tratou das perspectivas e oportunidades com o pré-sal.
Para expor o ponto de vista da Petrobras, foi convidado o gerente de exploração e produção da Petrobras, Márcio Naumann. O ponto de vista dos trabalhadores foi abordado pelo coordenador geral da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT (Fetquim), Raimundo Suzart, que também é dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC.
Na apresentação sobre o pré sal, Marcio Naumann falou sobre o cenário mundial da produção e consumo de petróleo e o Plano de Negócios para 2015 e 2020 da estatal. “O objetivo da Petrobras não é exportar petróleo, mas agregar valores aos nossos produtos. Isso está muito claro para o país e para a companhia. A China é umimportante parceiro, mas a idéia é agregar valor e transformar a riqueza proveniente do pré-sal em algo mais valioso, em participar no processo de transformação deste país”, afirmou Naumann.
Para o representante dos trabalhadores, entre os desafios está a criação de oportunidadese e mais investimentos na média, pequena e micro empresa. “O representante da Abiquim afirmou que há hohje no Brasil 3200 empresas químicas e destas, só 200 são filiadas, as maiores. Isso acontece com vários sindicatos patronais também. Ñós consideramos importante discutir, a partir do pré-sal, como ficam essas empresas, se vão receber oportunidades, gerar empregos”, pontuou Suzart.
Dimensão social será tema do segundo dia da Conferencia
Para os trabalhos da manhã do segundo dia, 27/9, que tem como tema principal “O Diálogo Social na Indústria Química”, a conferência principal será ministrada pelo especialista sênior em indústria química de Sector/Organização Internacional do Trabalho – OIT Genebra, Sr. Yasuhiko Kamakura.
Para o debate, representando o setor empresarial, estará presente o diretor de relações institucionais da Braskem, Carlos Henrique parente de Barros. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, abordará o tema pela visão dos trabalhadores.
À tarde, para falar de “Empregos e Condições de Trabalho” participarão o representante da Solvay, Guillermo E. Mausel; a advogada do Sindicato dos Químicos do ABC, Elaine D’Ávila Coelho e a dirigente sindical da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT, Lucineide Dantas Varjão.
Os trabalhos podem ser acompanhados em tempo real via web, pelo link: http://itv.netpoint.com.br/quimica2020/