Posts

Premiações, posse da diretoria e festa encerram celebrações dos 80 anos do Sindicato

03/06/2019 às 22h48

Realizado no sábado 1/6 evento contou com a presença da família química e personalidades políticas e sindicais da região

 

Muita alegria e emoção marcaram o encerramento do projeto de comemoração dos 80 anos do Sindicato dos Químicos do ABC realizado na manhã do sábado, 1 de junho, no Clube Palestra de São Bernardo do Campo.

“Foi uma festa com presença massiva dos trabalhadores, trabalhadoras da categoria e convidados e pra nós foi um grande prazer receber a família química para celebrar os 80 anos de luta do Sindicato, marcado por um projeto exitoso, que priorizou a história, a cultura e a educação em suas ações”, pontuou o presidente do Sindicato, Raimundo Suzar.

Premiações

A festa oferecida aos associados(as) e familiares começou com as premiações dos dois concursos de escultura e redação, e em seguida foi realizada a posse festiva da nova direção da entidade, eleita em novembro do ano passado. Depois, a festa com churrasco, chopp e muita música seguiu até às 18h.

Das três finalistas, a escultura vencedora do tema O Mundo do Trabalho, Democracia e Participação foi a do artista plástico e cartunista Rui Miranda, que recebeu o prêmio das mãos do presidente do Instituto Tomie Ohtake, Ricardo Ohtake. A artista Marisa Regina  e o artesão e artista plástico Beto, que veio do Paraná para participar da festa, foram os outros dois premiados.

Com a temática sobre a importância do Polo Petroquímico para o desenvolvimento do Grande ABC, o Concurso de Redação premiou em primeiro lugar Giovana Gaiardoni, aluna do 9º ano da Escola Municipal Carlos Rohm, de Ribeirão Pires. Em segundo lugar Lívia Lucena, aluna do 8º ano da Escola Estadual Wanda Bento – Santo André, e em terceiro o aluno Luís Henrique Serra dos Santos, do 9º ano da Escola Estadual Adonias Filho, de São Bernardo.

 

Posse e chamado para a Greve Geral

Encerando a solenidade, a direção eleita em novembro do ano passado para a gestão 2019-2023 tomou posse com o grande desafio de preparar a categoria química do ABC para a greve geral marcada para o próximo dia 14 em defesa da Aposentadoria e contra a reforma da Previdência proposta por Bolsonaro. “Estamos tomando posse com muita garra e muita disposição para trabalhar e brigar pelos direitos de toda a classe trabalhadora”, destacou o secretário geral e de Imprensa do Sindicato, Paulão.

Várias personalidades políticas da região prestigiaram o evento, entre os quais o deputado federal Vicentinho (PT-SP), os deputados estaduais Luiz Fernando e  Teonilio Barba (ambos do PT-SP), e do vereador  de São Bernardo José Luís Ferrarezi (PT). Também vieram saudar a categoria química dirigentes sindicais do ramo químico (CNQ; Fetquim e Sindicato dos Químicos de São Paulo) e de outras categorias como Metalúrgicos, Gráficos e Confecção.

Em breve, estará disponível a cobertura em vídeo do evento.

O Projeto

Iniciado em outubro do ano passado, o projeto para celebrar os 80 anos da entidade lançou um selo comemorativo oficial dos Correios e a publicação “A história 2008 – 2018” e realizou os dois concursos cujos vencedores foram premiados no dia da festa.

O tema do Concurso de Redação, realizado em escolas públicas da região, foi a história do Polo Petroquímico em Mauá e sua importância para o desenvolvimento do Grande ABC Paulista.

O tema do concurso de escultura foi “O Mundo do Trabalho, Democracia e Participação” e contou com o apoio do Instituto Tomie Ohtake, Instituto Acqua e do site Catraca Livre.

“A história dos Químicos do ABC é uma história de conquistas e resistência desde a sua fundação em 1938. Temos muito a celebrar por isso fomos buscar parceiros nas empresas e em entidades culturais para promover essa grande festa”, destaca o presidente do Sindicato, Raimundo Suzart.

Empresas parceiras

O Projeto 80 anos foi realizado em parceria com as empresas Cabot, CBC, Braskem, Voss Automotive, UNIPAR, Chevron e Oxiteno.

CONFIRA AQUI A GALERIA DE FOTOS DA FESTA