Posts

Químicos do ABC no 6º Seminário do Setor Plástico

09/10/2007 às 17h09

Trabalhadores, empresários do setor plástico e administradores públicos se encontraram nesta segunda-feira (08/10) para discutir as perspectivas para o próximo período. Foi o 6º Seminário do Setor Plástico do ABCD, que aconteceu no Teatro Municipal de Santo André.  A 2ª Rodada de Negócios acontece nesta terça-feira (09/10), a partir das 8h, no Clube Aramaçan. Estão programadas 17 mesas, com 16 participantes cada, além dos mediadores e empresas compradoras, o que se traduz em mais de 300 contatos ao final do dia.

 

A abertura do Seminário contou com a presença do Ministro da previdência Social, Luiz Marinho, que acompanha o processo de discussão do setor plástico na região desde o início. “O seminário é uma continuidade de um processo iniciado em 1996. É a coroação de um trabalho que começou com a organização do setor até a luta pela ampliação do fornecimento de matéria prima por conta da Petrobrás, agora consolidada com a ampliação do pólo petroquímico. Tudo isso foram conquistas importantes e, portanto, me senti na obrigação de estar presente”, declarou. “A maior demanda está em São Paulo, então não há porque não dar a oportunidade para o pólo petroquímico do ABCD crescer nas mesmas condições dos outros pólos do País”, concluiu o ministro.

 

Para diretor de Desenvolvimento Econômico de Santo André, David Gomes de Souza, os dois eventos representam um avanço para Região na discussão de oferta de emprego. “A grande relação é o seguinte: nós podemos gerar até 12.500 forças de trabalho, isso é mais que uma Volkswagen, é disso que nós estamos falando. Nós vamos juntar 300 empresários, vai sair negócio de qualquer jeito”, garantiu o diretor.

 

O Sindicato dos Químicos do ABC foi representado, na mesa de abertura, pelo presidente Paulo Lage que saudou os presentes e enfatizou a importância da iniciativa para a geração de emprego e renda. “A rodada é o toque que faltava para a vinda de mais empresas à Região. Santo André e Mauá principalmente têm condições de absorver mais empresas e a rodada vem pra concretizar isso. Aqueles que apostavam que o movimento sindical iria atrapalhar erraram. Pelo contrário, para nós é importante que a região tenha mais indústria, gere mais empregos com qualidade e que a gente de fato possa concretizar o desenvolvimento”, disse.  

 

Também estavam presentes no evento o prefeito de Santo André João Avamileno, o deputado estadual Vanderlei Siraque, o representante da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Fausto Cestari, além de representantes da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), do Siresp (Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas), do Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário) e de empresas como Petrobrás e Solvay.

 

O Seminário é uma iniciativa conjunta do Consórcio Intermunicipal do ABCD e Agência de Desenvolvimento Econômico. A Rodada é uma promoção da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, e da Rede Mercocidades.Os eventos têm o patrocínio da Apoio (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do ABC), BR Petrobras, Polietilenos/UNIPAR, PQU, Solvay Indupa e Suzano Petroquímica.

 

(com informações do Jornal ABCD Maior – www.abcdmaior.com.br)