Posts

Químicos do ABC no Dia Nacional de Luta pela pauta da classe trabalhadora

11/07/2013 às 16h26

Paralisações na BASF Demarchi, Davene, Bem Estar e RECAP marcam participação da categoria química do ABC nos protestos

A categoria química do ABC se engajou nas manifestações do Dia Nacional de Lutas, convocado pelas centrais sindicais, pela pauta da classe trabalhadora. O Sindicato dos Químicos do ABC promoveu paralisações de quatro horas na BASF Demarchi, em São Bernardo do Campo, e nas empresas Davene e Bem Estar Cosméticos, em Diadema.

Em Mauá, o Sindicato integrou o protesto e paralisação na Refinaria de Capuava (RECAP), realizado conjuntamente com sindicatos parceiros.

São Bernardo: Logo no início da manhã, por volta das 5h30, o Sindicato deu início a um protesto na empresa BASF Demarchi,em São Bernardodo Campo. O pessoal do turno da manhã aderiu à manifestação e por volta das 7h30 os trabalhadores e trabalhadoras do setor administrativo também não entraram na fábrica, totalizando aproximadamente 1300 trabalhadores parados até às 10h da manhã.

As reivindicações que mais pesaram para os trabalhadores aderirem ao protesto foram: fim da precarização do trabalho (contra o PL 4330 da terceirização), jornada de 40 horas semanais (a produção da BASF já faz 39 horas semanais, mas o setor administrativo não) e a PPR (Programa de Participação nos Resultados) – trabalhadores(as) estão em alerta e caso as metas específicas sejam inatingíveis vão exigir reabertura das negociações.

Após o protesto, os dirigentes sindicais e a militância se dirigiram ao Paço de São Bernardo para o ato conjunto da CUT e demais centrais sindicais.

Diadema: Por volta das 6h da manhã, o Sindicato promoveu protesto com os trabalhadores da empresa Davene e Bem estar Cosméticos, que aderiram à paralisação que durou também quatro horas. Ao final dirigiram-se a BASF Demarchi para engrossar a outra manifestação. A av. Maria Servidei Demarqui foi fechada pelos manifestantes que iam em direção ao Paço de São Beranrdo para o ato unificado.

Mauá: Os sindicatos dos Petroleiros, Químicos, Minérios, Construção Civil e Trabalhadores da Confecção realizaram ato de protesto conjunto em frente à Refinaria de Capuava (RECAP), paralisada das 6h às 9h. A av. Alberto Soares de Sampaio foi fechada nos dois sentidos e os manifestantes também dirigiram-se ao Paço Municipal de São Bernardo.

Na parte da tarde, saíram delegações das três regionais para o ato unificada na Avenida Paulista, na capital.