O Sindicato dos Químicos do ABC participou do seminário realizado nesta terça-feira, 02, pela FETQUIM, que deu início à Campanha Salarial do Setor Químico 2025.
O encontro reuniu dirigentes de sindicatos filiados à FETQUIM, representantes de base e assessores econômicos para analisar o cenário nacional e internacional, discutir os principais indicadores econômicos e definir a pauta de reivindicações que será apresentada à categoria.
Entre os pontos debatidos, estiveram inflação, emprego e crescimento econômico, que servirão de base para a construção das propostas salariais. Apesar do impacto do tarifaço de Trump em algumas empresas, ele não influenciará de forma geral esta campanha, e casos pontuais serão tratados individualmente.
O seminário também reforçou a importância da unidade e da mobilização da classe trabalhadora, especialmente neste 7 de setembro e durante o julgamento de Jair Bolsonaro, defendendo a soberania nacional e os direitos da categoria.
“Nossa prioridade é garantir que os trabalhadores e trabalhadoras do setor químico tenham salários justos e mais conquistas, fortalecendo a unidade da categoria em todos os momentos”, afirma José Evandro Alves da Silva, presidente do nosso Sindicato.
Calendário da Campanha Salarial do Setor Químico
Os sindicatos filiados têm até o dia 27/09/2025 para conversar e definir com os trabalhadores e trabalhadoras a pauta de reivindicações. No início de outubro, essa pauta será entregue à patronal (Grupo CEAG-10 da Fiesp), seguida da análise da contraproposta e novas assembleias.
A data-base da categoria química é 1º de novembro, e o Sindicato reafirma seu compromisso histórico de defender direitos e ampliar conquistas da categoria.