Lideranças da Fetquim e do Sindicato dos Químicos do ABC participam da atividade
Reforçar a luta contra a precarização, hoje representada pelo combate à terceirização irrestrita que está para ser votada no STF e também no Senado, e buscar a promoção do trabalho decente. Estes foram os principais temas discutidos pelos dirigentes sindicais reunidos no Seminário Combate ao Trabalho Precário e a Precarização das Condições e Relações de Trabalho, realizado dias 09 e 10 de novembro, em Cajamar, São Paulo.
Promovido pela IndustriALL Global Únion– federação mundial que reúne os ramos químico, metalúrgico e têxtil, o evento possibilitou a troca de informações sobre as ações que as entidades vem desenvolvendo contra o trabalho precário e a discussão de plano de luta para o próximo período.
O encontro, realizado pela IndustriALL, reuniu entidades sindicais de várias regiões do país, permitindo o trabalho em grupos dos participantes por segmento econômico.
A Secretária de Políticas Sociais da Fetquim, Danielle de Cássia Franco, que também é diretora do Sindicato dos Químicos do ABC, participou do Seminário e abordou a situação do trabalho precário no ramo químico em São Paulo.
“Toda vez que há a terceirização a gente já sabe o que vai acontecer: mais acidentes de trabalho e cada vez mais graves; por isso somos contra qualquer tipo de terceirização e estamos juntos na luta contra o projeto de lei que dá direito à empresa terceirizar todos os trabalhadores”, pontua Danielle.
“Nosso Sindicato vem conversando com os trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas para conscientizar sobre os danos que a terceirização irrestrita vai causar ao mundo do trabalho, como salários menores e fim de direitos como férias, décimo terceiro salário e FGTS”, destacou o diretor Oertes Barboza (Tico), que também compareceu à atividade, representando o Sindicato dos Químicos do ABC.
Trabalho Decente: o projeto do IndustriALL Global Únion na luta contra o trabalho precário e em defesa do trabalho decente vem sendo desenvolvido há cerca de seis anos em países de vários continentes, entre os quais Ásia, Europa e América Latina.