Setembro Amarelo é uma campanha importante para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, e sua relevância no ambiente de trabalho tem crescido.
No trabalho, fatores como estresse, pressão, excesso de horas e falta de reconhecimento podem afetar a saúde mental, levando a problemas como depressão, ansiedade e, em casos extremos, suicídio. Por isso, é importante que as empresas criem um ambiente onde os trabalhadores e trabalhadoras se sintam seguros para falar sobre suas dificuldades e procurar apoio.
O trabalho é mais do que uma forma de ganhar dinheiro; é uma parte importante da vida, onde desenvolvemos habilidades, conquistamos objetivos e transformamos nossas histórias. No entanto, problemas de saúde mental têm gerado muitos afastamentos do trabalho, sendo a terceira maior causa de licença médica no Brasil.
Em 2024, o lema do Setembro Amarelo é “Se precisar, peça ajuda!”, reforçando a importância de estar atento aos sinais de sofrimento e buscar atendimento de um profissional de saúde mental, seja pelo SUS ou por planos de saúde.
Paulo Sergio da Silva Lima (foto acima), secretário de Saúde do Sindicato e coordenador da COMSAT Químicos ABC, alerta: “O Setembro Amarelo visa dar visibilidade à prevenção do suicídio. O objetivo é quebrar o silêncio sobre o tema, promovendo conversas sobre saúde mental e encorajando as pessoas a buscarem ajuda. Cabe às empresas também darem atenção permanente ao problema, como forma de prevenção, estimulando uma melhor qualidade de vida para todos.”.