O Sindicato, por meio da Comissão de Mulheres Químicas do ABC, encerrou o Outubro Rosa com duas importantes atividades sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, realizadas nesta quarta-feira, 30 de outubro.
Pela manhã, lideranças do Sindicato acompanharam as representantes da Associação Viva Melhor – Mulheres Mastectomizadas na empresa Ortobom, em São Bernardo.
À tarde, a ONG apresentou um vídeo e dialogou sobre a prevenção da doença na sede do Sindicato, em Santo André.
“Na Ortobom foi uma comunicação com as pessoas, falamos sobre o Viva Melhor e da importância do autoexame e da mamografia. No Sindicato apresentamos um vídeo sobre o câncer de mama, os tipos de câncer, como ele se multiplica e sobre o trabalho que desenvolvemos na nossa ONG”, disse Francisca Parra Mendonça, secretária do Viva Melhor.
Em ambas atividades, o público pode ver e tocar a “Mamamiga”, que mostra exemplos de como as pessoas podem encontrar os nódulos na mama.
Francisca ficou satisfeita com a receptividade dos participantes. “Foi muito bom, todos muito atenciosos. São atividades válidas para que homens e as mulheres, principalmente, fiquem sabendo da importância de procurar se cuidar antes de ter a doença. Estamos à disposição para fazermos isso em outras empresas também”, afirmou.
Para a coordenadora da Comissão de Mulheres Químicas do ABC, a diretora Edilene de Morais, promover esse tipo de atividade é fundamental para a prevenção. “O câncer de mama é um dos tumores mais comuns entre as mulheres e o diagnóstico precoce salva vidas. afirmou.
“É importante aprender a interpretar os sinais que o corpo dá, fazendo o autoexame uma vez ao mês”, completou.
Ela destaca ainda a grande participação dos trabalhadores na tenda montada pelo Sindicato na Ortobom. “Muitos vieram aprender como fazer o autoexame para ensinar suas esposas e filhas, ficamos muito felizes com essa recepção”.
Viva Melhor: parceria de peso na prevenção
A Associação Viva Melhor, parceira do Sindicato nessas duas atividades, atende pacientes de diferentes regiões e tem como objetivo facilitar a reabilitação física, emocional e estética de mulheres com câncer de mama.
Além do trabalho de conscientização, a Associação oferece atendimento voltado à assistência da mulher com câncer que vai desde o acompanhamento psicológico, orientação no tratamento até a doação de próteses.
As representantes da Associação que participaram das atividades realizadas pelo Sindicato foram Francisca Parra Mendonça, secretária da ONG, e Olivia Francisca de Lima, tesoureira.
‘É importante nos ajudar, pois estamos construindo a sede da nossa Associação. Somos todas voluntárias, nós doamos nossos dias para que as mulheres fiquem bem, pois é um período muito complicado para quem descobre que tem câncer de mama”, destaca Francisca.
PREVENÇÃO salva vidas
O câncer de mama pode ser classificado em estágios, de 0 a 4, sendo o 0 o mais inicial e menos perigoso. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial, as chances de cura chegam a até 95%. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
A prevenção começa com o autoexame mensal; exame médico pelo menos uma vez ao ano; exames ginecológicos anuais e uma mamografia antes de chegar aos 40 anos de idade, preferencialmente entre os 35 e 39 anos.
Depois dos 40anos deverá fazer a mamografia a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano. É muito importante seguir as indicações de seu médico.
Fique de olho e Cuide-se!
- Aparecimento de um nódulo ou de um espessamento da mama ou próximo a ela ou ainda na região da axila.
- Alteração no tamanho ou na forma da mama.
- Alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo.
- Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama.
- Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele de mama adquire um aspecto de casca de laranja).
- Sensações diferentes: calor, inchaço, rubor, escamação.
Esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, por isso é importante consultar um médico para ter o correto diagnóstico.
O site da Associação é o seguinte: www.grupovivamelhor.org.br