Notícias

Químicos do ABC na celebração dos 30 anos do SPIE (NR 13)

Escrito por: Redação
04/07/2024 às 20h11

Lideranças do Sindicato dos Químicos do ABC participaram na manhã desta quinta-feira, 04 de julho, da celebração dos 30 anos do SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamento), uma certificação prevista no Anexo II da NR-13 (Vasos de Pressão,  Caldeiras, Tanques e Tubulações).

A atividade foi na sede  do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), no Rio de Janeiro. O IBP é o órgão creditado pelo Inmetro para certificação do SPIE.

Joel Santana

Joel Santana, coordenador da Regional Santo André do Sindicato e membro da Comcer

O Sindicato teve um papel importante no estabelecimento da Comissão de Certificação do IBP (Comcer), responsável pela certificação do SPIE. O Concer tem formação tripartite (governo, empresas e trabalhadores) e é uma experiência pioneira em todo o continente americano.

Na representação dos trabalhadores, a Comcer é composta pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT).

O engenheiro de segurança Nilton Freitas, assessor do nosso Sindicato, integrou o primeiro Comcer como representante dos trabalhadores, passando essa representação posteriormente para o técnico de segurança do nosso Sindicato, André Almeida.

Nilton Freitas

Nilton Freitas, engenheiro de segurança e assessor do Sindicato dos Químicos do ABC

Atualmente, Joel Santana, coordenador da Regional Santo André do Sindicato, é o representante dos trabalhadores, pela CNQ-CUT, no Comcer.

“Essa certificação é muito importante, ela tem a finalidade de aumentar a segurança operacional da indústria química e petroquímica”, explica Joel.