Desde 2004 os químicos do ABC integram o programa Jornada Cidadã
O secretário geral e de imprensa do Sindicato Ronaldo de Oliveira participou na sexta-feira 13 de julho de uma roda de conversa para marcar os 28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo.
Ativistas dos movimentos sociais e especialistas dialogaram sobre os avanços conquistados e os grandes desafios que se apresentam hoje no país, diante de tantos retrocessos sociais.
Para o assessor nacional de Aldeias Infantis SOS Brasil, o importante é transformar o ECA em política prática que impacte de fato a vida das crianças e adolescentes.
Ronaldo destacou que sindicatos como Químicos do ABC, Metalúrgicos, Bancários e Servidores de São Bernardo nestes 28 anos, pautados pelo projeto Meninos e Meninas de Rua, apoiaram desde o início a Jornada Cidadã e “até hoje o Sindicato dos Químicos do ABC vem cumprindo seu papel de Sindicato-Cidadão”.
História
O programa Jornada Cidadã surgiu em maio de 2004 por iniciativa dos sindicatos dos químicos, metalúrgicos e servidores municipais da região do ABC. Indignados com a exploração sexual de crianças na região do Terminal Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo, resolveram colocar a mão na massa e promover um centro de discussão e reflexão que intermediasse o contato entre a sociedade civil e o poder público.
Atualmente, mais de 20 entidades participam da iniciativa: são ONGs, projetos sociais, entidades sindicais e as prefeituras de Diadema e Santo André. Graças à excelência, o plano foi adotado também em outros estados como Espírito Santo e até mesmo outros países como Uruguai e Chile.
Entre outras ações, o fórum forma representes envolvidos com o compromisso de exterminar a violência e a exploração sexual, a exclusão social e o trabalho inadequado de crianças e adolescentes para atuar em órgãos deliberativos como conselhos.
Acompanhe abaixo a reportagem da TVT, que esteve no local: