Posts

Sindiquim: 50 anos dando voz à categoria química do ABC

19/06/2019 às 11h22

Este mês comemoramos o 50º aniversário do jornal impresso do Sindicato dos Químicos do ABC – o SINDIQUIM.

Meio século de edições impressas! Este mês comemoramos o 50º aniversário do jornal impresso do Sindicato dos Químicos do ABC – o SINDIQUIM.

Data que deve ser celebrada, pois é um marco importante na comunicação da entidade com os trabalhadores e trabalhadoras da categoria química.

O Sindiquim resistiu à ditadura militar e à intervenção no Sindicato, com 18 edições de 1969 a 1981. A partir de 1982, em meio às lutas históricas do novo sindicalismo, a publicação ganha corpo e se torna uma ferramenta importante no chão da fábrica.

Com o cabeçalho “SINDIQUIM: Os fatos na versão dos trabalhadores”, o jornal denunciou as contaminações e as péssimas condições de trabalho em algumas empresas químicas, narrou as lutas nas fábricas por reivindicações econômicas e de saúde e segurança; e registrou momentos históricos como as Diretas Já e a fundação da CUT.

Já em tamanho tabloide, o Sindiquim noticiou a vitória de Lula, o primeiro presidente operário eleito no Brasil, e passou a estampar excelentes notícias para a categoria, como a ampliação do Polo e a retomada do crescimento econômico no Grande ABC, que resultou na expansão de postos de trabalho na cadeia petroquímica e de plásticos, na recuperação das perdas salariais e aumento real nos salários nas campanhas salariais.

Passou a informar também sobre as políticas públicas que resgataram a esperança da classe trabalhadora de ver seus filhos na faculdade, de obter financiamento da casa própria, de melhorar as condições de vida das famílias.

O atual Sindiquim, agora acompanhado da mídia digital (website e redes sociais), vem resistindo às fases do golpe no Brasil a partir do afastamento de Dilma em 2016. Capas e páginas tratam das lutas incansáveis contra a precarização do trabalho travestida de Reforma Trabalhista, liberação da terceirização e a Reforma da Previdência que acaba com o direito à aposentadoria.

Para marcar seus 50 anos a diretoria do Sindicato está planejando algumas ações. A primeira delas é noticiada nesta edição: o WhatsApp do Sindicato. Outras virão. Fique ligado e participe!