O Sindicato realizará assembleias para avaliar a situação e reitera sua preocupação com todo o processo de reestruturação produtiva e suas consequências aos trabalhadores(as) e à região do Grande ABC
O grupo empresarial Solvay comunicou a diretoria do Sindicato dos Químicos do ABC nesta sexta-feira, 22, a compra dos ativos da empresa ERCA Química Ltda no Brasil e o fechamento da planta Rhodia, fabricante de química fina, localizada em Santo André.
A Erca Química Ltda é uma empresa fabricante de insumos químicos para construção civil e outros setores da indústria brasileira, de origem e capital misto: 50% Italiana e 50% Brasileira. Possui sete plantas no mundo, uma destas localizada na cidade de Itatiba, região metropolitana de Campinas, São Paulo.
A Erca será integrada em aproximadamente um ano e meio e nesse processo 38 trabalhadores serão incorporados a Solvay . O fechamento da planta Rhodia Química será finalizada em um prazo de um ano e meio a dois. De acordo com os representantes da Solvay, os ocupantes dos 63 postos de trabalho serão incorporados à unidade ERCA, se assim o desejarem. Aqueles que não aceitarem a alocação serão desligados ou transferidos a outras localidades da Solvay no estado de São Paulo.
Em abril de 2011, a multinacional belga Solvay fechou acordo de compra da empresa francesa Rhodia, expandido sua presença em mercados emergentes.
O Sindicato dos Químicos do ABC realizará assembleias com os trabalhadores para avaliar a situação e reitera sua preocupação com todo o processo de reestruturação produtiva e suas consequências aos trabalhadores(as) e à região do Grande ABC, recordando que as unidades Solvay Indupa, produtoras de PVC localizadas em Santo André e Bahía Blanca (Argentina), continuam em processo de negociação de venda, o que também gera muitas incertezas nestas unidades.