Logo após a assembleia de Campanha Salarial, os trabalhadores e trabalhadoras que compareceram neste sábado à sede do Sindsaúde ABC, em Santo André, participaram da terceira plenária preparatória ao 14º Congresso dos Químicos do ABC.
O tema debatido foi ““Fortalecer a Democracia e as Políticas Públicas”, apresentado pelo secretário de Políticas Públicas e Sociais, Jansen Nunes Rosa.
O texto de apoio para os trabalhos em grupos foi lido pela diretora e coordenadora da Comissão de Mulheres Químicas do ABC, Edilene de Moraes.
Como forma de contribuir com a reflexão e debate, o documento destacou como foram difíceis os últimos anos para a classe trabalhadora devido ao desemprego, aumento do trabalho informal, flexibilização de direitos, desvantagem dos sindicatos na negociação coletiva, enfim, aumento da precarização.
Destacou também a importância de combater propostas de retrocessos e apoiar políticas públicas e
sociais voltadas à classe trabalhadora e aos mais pobres e que buscam fortalecer os sindicatos e a negociação coletiva que garante direitos.
Para acessar o documento base, acesse AQUI.
Outubro Rosa
Todos os presentes também receberam um lacinho para marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância dos cuidados e exames como forma de prevenção do câncer de mama, a câncer que mais mata mulheres no Brasil.
O câncer de mama pode ser curado. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.
Rumo a etapa final do 14º Congresso
A atividade encerra o ciclo de plenárias preparatórias e a partir da sua lista de presença a Comissão do 14º Congresso irá avaliar se será necessária ou não a realização de uma quarta plenária antes da etapa final, marcada para os dias 24, 25 e 26 de novembro.
O critério para participar como delegado(a) na etapa final do 14º Congresso, em novembro, é ser sindicalizado/a e ter o maior número de participação nas plenárias preparatórias.
“Pretendemos superar o sucesso dos congressos anteriores e fazer deste 14º Congresso dos Químicos do ABC um marco na deliberação de propostas que garantam um Sindicato Forte, capaz de enfrentar as mudanças no mundo do trabalho e avançar nos direitos da categoria química”, pontua o presidente do Sindicato, José Evandro.