Em assembleia realizada nesta terça-feira, 21, os trabalhadores e trabalhadoras da CBC aprovaram o acordo de Participação nos Resultados (PPR) negociado entre o Sindicato dos Químicos do ABC, a OLT (Organização no Local de Trabalho) e a empresa. A assembleia foi realizada na portaria da fábrica, durante a troca do primeiro para o segundo turno, e também com os trabalhadores do terceiro turno.
O novo acordo terá validade de dois anos, abrangendo os programas de PPR de 2026 e 2027. A primeira parcela referente ao programa de 2026 será paga agora, com a segunda prevista para 2027. Em 2027 os trabalhadores receberão também um adiantamento referente ao programa do referido ano, com a segunda parcela sendo paga em 2028.

“A negociação de um acordo com validade de dois anos traz como uma das principais vantagens a previsibilidade para os trabalhadores, que já saberão antecipadamente o valor do adiantamento previsto para o próximo ano e poderão se organizar financeiramente com maior segurança”, destaca o secretário geral e de imprensa do Sindicato, Paulo José dos Santos, o Paulão, trabalhador na CBC (foto acima).
Durante a assembleia, também foi aprovado o acordo de renovação da jornada de trabalho por mais um ano.
Sindicato e OLT vão acompanhar impactos do tarifaço
Outro ponto discutido na negociação foi o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre as atividades da empresa. O Sindicato e a OLT acertaram com a CBC a realização de reuniões para avaliar os efeitos das medidas e buscar alternativas para minimizar os impactos sobre os trabalhadores(as).
A empresa já havia sido fortemente afetada pelo tarifaço em 2025 e, após um ano, voltou a enfrentar novas medidas, incluindo uma tarifa adicional de 25% e outra de 12,5%, com entrada em vigor nesta quarta-feira (22).
O Sindicato e a OLT irão acompanhar de perto a situação e discutir com a empresa alternativas para enfrentar esse cenário, buscando preservar os empregos e evitar que os trabalhadores(as) sejam novamente afetados por demissões, como ocorreu em 2025.

Confira as fotos da atividade AQUI