Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
No dia 8 de outubro de 1938 era constituído o Sindicato dos Operários em Produtos Químicos e Similares de São Bernardo. A iniciativa surgiu de trabalhadores da Rhodia Química, a maior planta a reunir a categoria química no Grande ABC na época e que hoje, passados 80 anos, já não existe mais na região.
Assim nascia, de uma associação operária e um sindicato de fábrica, um Sindicato de categoria forte, robusto, e de luta. Que conquistou muitos direitos e benefícios para a categoria química do ABC. Que liderou, com outros sindicatos, a construção da organização nacional dos trabalhadores(as) do ramo químico e que tem hoje ações de alcance global, por meio de intercâmbios, redes sindicais e acordos de cooperação internacional.
Algumas das lutas e conquistas do Sindicato:
– Combate às contaminações de trabalhadores por chumbo e mercúrio
– Implantação da 5ª Turma no Polo Petroquímico
– Implantação das Comissões de Fábrica (OLTs)
– Manutenção da planta da Kolynos (atual Colgate) em São Bernardo
– Jornada de 40h no Setor Farmacêutico
– Recuperação das perdas salariais
– Ganho real nos salários, piso e PLR
História do Sindicato – publicações
- Livro “Memória dos 70 anos: Sindicato dos Químicos do ABC”, organizado pelo jornalista e historiador Ademir Médici, que pode ser consultado na sede da entidade
Juntos somos mais fortes