Notícias

10 anos da Lei de Cotas: uma política social exitosa

Escrito por: Redação
29/08/2022 às 11h01
10 anos da Lei de Cotas: uma política social exitosa

A Lei nº 12.711, conhecida como Lei de Cotas, garante que metade das vagas de institutos e universidades federais seja reservada para ex-alunos da rede pública. Dentro deste grupo, parte das vagas fica destinada a alunos negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Ela é resultado da da luta do movimento negro, foi fortemente defendida pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, e sancionada em agosto de 2012 pela presidenta Dilma.

Até 2012, parte das universidades públicas tinha algum programa de inclusão no processo seletivo. Coube à lei ampliar o alcance das cotas e criar um padrão de funcionamento.

Dados do Consórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas mostram que alunos pretos, pardos e indígenas eram 31% do ensino superior público em 2001 e hoje são 52%. Além disso, a fatia dos mais pobres (classes C, D e E) pulou de 19% para 52% no mesmo período.

A lei poderá ser revisada no próximo período e precisamos ficar alertas e não permitir retrocessos.

Leia também

Dilma anuncia projeto de cotas para concurso na abertura da Conferência da Igualdade Racial

Sindicato dos Químicos do ABC
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.