Atividade foi realizada neste sábado, 07/10, em Diadema
Com plenário lotado, o Sindicato realizou neste sábado, 07 de outubro, a segunda plenária preparatória do 14º Congresso dos Químicos do ABC.
Realizada na véspera do aniversário de fundação do Sindicato, 8 de outubro, todos reforçaram a grandeza que é uma entidade sindical completar 85 anos e com uma trajetória marcada pela disposição de luta, resistência e força que tem a categoria química do ABC.
O presidente da Câmara de Vereadores, Orlando Vitoriano (PT-SP), um importante parceiro nas lutas da classe trabalhadora, fez questão de prestigiar a plenária do Sindicato, realizada na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema.

Presidente do Sindicato, José Evandro, e o Vereador Orlando Vitoriano
Sindicalização e Sustentação Financeira
O tema central da segunda plenária foi Sindicalização e Sustentação Financeira, com apresentação do tema pelo secretário de administração do Sindicato, Fábio Lins.
O texto base que subsidiou o debate lembrou que a reforma trabalhista de 2017 extinguiu, sem período de transição, o chamado Imposto Sindical, o que levou ao fechamento de milhares de sindicatos em todo o país.
Depois disso, o governo Bolsonaro tentou impedir o desconto em folha da taxa mensal de associação, o que seria o tiro de misericórdia no movimento sindical brasileiro. Não conseguiu devido à resistência e à luta dos sindicatos e dos partidos de esquerda no Congresso.
“O Sindicato dos Químicos do ABC, com seus 85 anos de lutas e conquistas, para nosso orgulho, está entre aqueles que resistiram… Graças a uma diretoria responsável e a uma gestão competente das finanças e da administração, o Sindicato manteve a Convenção Coletiva de Trabalho, ajudou os mais necessitados durante a pandemia, garantiu o poder de compra dos salários e preservou o patrimônio da entidade… Tivemos que enfrentar, todavia, muitas dificuldades com a redução do número de associados devido à diminuição do número de empregados nas fábricas, o que ocorreu devido ao fechamento de muitas empresas, o trabalho em Home Office, a introdução de novas formas de contratação (PJ, MEI, intermitente, por exemplo) e o aumento da terceirização e da subcontratação”, pontua o documento.
Os presentes se reuniram em grupo para discutir propostas, que foram levadas para avaliação do plenário.

Secretário de Administração, Fabio Lins, apresenta o tema para o plenário

Participantes debatem propostas
Terceira e última plenária será em 28 de outubro
A terceira plenária preparatória, que também encerra a primeira etapa do 14º Congresso, será no sábado 28 de outubro, com o tema Fortalecer a Democracia e as Políticas Públicas.
O critério para participar como delegado(a) na etapa final do 14º Congresso, em novembro, é ser sindicalizado/a e ter o maior número de participação nas plenárias preparatórias.
“Pretendemos superar o sucesso dos congressos anteriores e fazer deste 14º Congresso dos Químicos do ABC um marco na deliberação de propostas que garantam um Sindicato Forte, capaz de enfrentar as mudanças no mundo do trabalho e avançar nos direitos da categoria química”, pontua o presidente do Sindicato, José Evandro.

Lideranças da Regional Diadema do Sindicato, Maria Luzilândia, José Freire e José Fernando, ao lado do presidente José Evandro e Vereador Vitoriano
Leia também:
Neste 8 de outubro o Sindicato dos Químicos do ABC completa 85 anos