Posts

Campanha Salarial Setor Químico: Patronal oferece reajuste pelo INPC

18/10/2019 às 21h27

Na negociação realizada na manhã desta sexta-feira, 18, os representantes do CEAG 10 ofereceram reajuste dos salários pela inflação, mas aceitam a prorrogação da Convenção Coletiva até 2021

A 1ª rodada de negociação da Campanha Salarial 2019 dos Químicos aconteceu na manhã desta sexta-feira (18/10), na sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo.

Representantes da Fetquim e Fequimfar chegaram em peso, em mais uma demonstração de força e unidade da classe trabalhadora do ramo químico.

A patronal não aceitou a proposta de aumento real. Ofereceu o reajuste da inflação pelo INPC, mas concordou com a proposta dos trabalhadores de prorrogar as cláusulas sociais da Convenção Coletiva dos Químicos até 2021.

Agora, os sindicatos realizarão assembleias para discutir a proposta com os trabalhadores e trabalhadoras. Alguns dirigentes sindicais sinalizaram à patronal que farão lutas, por fábricas, especialmente naquelas que têm auferido lucros e são capazes de remunerar melhor.

Acompanhe a contraproposta da patronal:

– Reajuste dos salários, 100% pelo INPC (estimativa de 2,72%)
– PLR até 49 trabalhadores: R$ 1.035,00 reajuste de 3,5% (haverá ganho real de 0,76% pela última estimativa)
– PLR acima de 50 trabalhadores: R$ 1.150,00 reajuste de 3,6¨% (haverá ganho real de 0,86% pela última estimativa)
– Renovação da convenção coletiva, cláusulas sociais até 31.10.2021

Fonte: Fetquim

Veja aqui a galeria de fotos da 1ª Rodada de Negociação da Campanha Salarial dos Químicos 2019