Reunião aconteceu neste sábado, 10/12, na sede da Regional de Diadema
Na manhã deste sábado, 10 de dezembro, os coletivos organizados pela Secretaria de Formação do Sindicato reuniram-se para fazer um balanço de 2016 e planejar as ações para 2017. Estiveram presentes as companheiras que participam da Comissão de Mulheres Químicas do ABC, o Coletivo de Jovens e o Racial, e as assessorias de Formação, Saúde, Imprensa e Subseção Dieese. A atividade aconteceu na regional de Diadema do Sindicato.
No próximo ano, a Comissão de Mulheres Químicas do ABC completa 15 anos e está sendo elaborado um projeto para aproximação da entidade com as trabalhadoras sócias com o objetivo de incentivar a participação delas na entidade, além de promover uma maior sindicalização das mulheres químicas. “O projeto está em sintonia com a proposta de formação e qualificação das mulheres para a liderança sindical neste momento em que debatemos a necessidade de implementar a paridade nas direções sindicais”, apontou a diretora Lucimar Rodrigues, coordenadora da Comissão de Mulheres Químicas do ABC.
O Coletivo de Jovens apresentou como proposta trazer para a base do Sindicato o projeto de Formação da CUT Nacional “Formigueiro”, ainda piloto, mas que está sendo feito em parceria com diversos movimentos sociais, visando retomar o modelo já utilizado nas décadas de 80 e 90 de formação política e para a cidadania.
A Comissão Racial manifestou sua intenção de manter as ações em parceria com o Sindicato dos Químicos de São Paulo, mas enfatizou a necessidade dos três coletivos – mulheres, racial e juventude – se unificarem nas discussões e ações em temas comuns.
“As propostas ainda serão dialogadas no Coletivo de Formação e na direção colegiada do Sindicato”, explicou o secretário de Formação do Sindicato, Rodolfo Moretti.