Notícias

Greve na BASF Tintas Automotivas é suspensa, mas Estado de Greve continua!

Escrito por: Redação
24/06/2024 às 22h58
Greve na BASF Tintas Automotivas é suspensa, mas Estado de Greve continua!

Após Audiência de Conciliação, trabalhadores(as) decidiram acatar orientação da desembargadora do TRT-SP e retomar o trabalho a partir de amanhã, 25/06. Eles estão em greve desde 20/06 pela manutenção dos empregos e direitos

Os trabalhadores e trabalhadoras do Setor de Tintas Automotivas (ECO) decidiram acatar a orientação da desembargadora do TRT-SP feita em Audiência de Conciliação realizada nesta segunda-feira, 24, e suspenderam a greve iniciada no dia 20.

Eles lutam pela garantia de emprego para todos do site diante do anúncio de encerramento da produção de Tintas Automotivas em agosto de 2025, e pela manutenção do Adicional de Periculosidade, inclusive com pagamento retroativo para os recém contratados.

A decisão é suspender a greve a partir das 6h da manhã desta terça-feira, 25 de junho.

“Ficou agendada uma nova audiência no dia 03 de julho e até lá, como gesto de boa fé, a greve permanece suspensa, mas pode ser retomada se o resultado ficar aquém das nossas expectativas”, afirma o secretário de Administração do Sindicato dos Químicos do ABC, Fabio Lins, trabalhador na BASF Demarchi.

Greve na BASF Tintas Automotivas foi suspensa, mas Estado de Greve continua!

Proposta do TRT

O Sindicato dos Químicos do ABC apresentou na Audiência de Conciliação a contraproposta aprovada pelos trabalhadores(as) na última assembleia, realizada entre os dias 19 e 20 de junho, nos três turnos.

Os principais pontos da contraproposta são: Manutenção dos empregos e/ou pacote para os trabalhadores/as da ECO; estabilidade de emprego até junho de 2029; Pacote de proteção econômico de 25 salários + 8 salários por ano trabalhado + 24 meses de Convênio Médico; e Manutenção do pagamento do Adicional de Periculosidade para o ECD (Tintas Imobiliárias).

Na audiência, o Sindicato se comprometeu a enviar à BASF e ao TRT a relação de nomes e dos cargos não contemplados na proposta de acordo da empresa para manutenção de empregos da ECO.

A BASF propôs o remanejamento de 60 trabalhadores da ECO para Tintas Imobiliárias (Suvinil). No entanto, mais de 80 trabalhadores/as da ECO estão lutando pela manutenção de seus empregos.

A BASF tem até as 12h do dia 1º de julho, segunda feira, para avaliar e dar uma resposta.

Greve na BASF Tintas Automotivas foi suspensa, mas Estado de Greve continua!

Nova assembleia no dia 28 de junho

O Sindicato está convocando assembleia geral na próxima sexta-feira, 28, às 14h, com todos os setores e turnos, na portaria 2, para informar o resultado da audiência de hoje e aprovar os próximos passos.

Greve na BASF Tintas Automotivas foi suspensa, mas Estado de Greve continua!

Para entender a situação

A BASF e o Sindicato dos Químicos do ABC mantêm há décadas uma relação histórica respeitosa e construtiva.  Durante as duas primeiras décadas dos anos 2000, o diálogo social trouxe avanços significativos nas relações e condições de trabalho.

Em agosto de 2022, a gerência local da BASF Demarchi interrompeu esse processo ao cessar unilateralmente o pagamento do adicional de periculosidade para muitos trabalhadores do site, baseando-se em um levantamento sem participação dos representantes dos trabalhadores.

A situação se agravou em fevereiro de 2024, quando a BASF anunciou o fechamento da Unidade de Tintas Automotivas, sem consultar o Sindicato, resultando na eliminação de mais de 220 postos de trabalho no Brasil e na Argentina.

Em resposta a essa situação, uma assembleia dos trabalhadores/as realizada em março deste ano aprovou uma pauta de reivindicações com aviso de greve, ainda em vigor.

Desde maio, estão sendo realizadas rodadas de Mesa Redonda com mediação do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE/Governo Federal do Brasil. A última foi realizada no dia 19 de junho.

Entre os dias 19 e 20, nas assembleias com os turnos, os trabalhadores/as recusaram a proposta e teve início a greve.

 

Leia também

Trabalhadores(as) de Tintas Automotivas recusam nova proposta da BASF e entram em greve

BASF Demarchi: proposta da empresa é rejeitada e greve pode iniciar no dia 20

Mediação Coletiva no Ministério do Trabalho reabre negociações entre Sindicato e BASF Demarchi

Periculosidade na BASF: fábrica da Suvinil parada devido vazamento de Acrilato de Butila

Assembleia na BASF aprova: manutenção dos empregos e direitos ou GREVE!