Notícias

PCDs e os desafios de inclusão nas indústrias químicas

Escrito por: Redação
22/07/2024 às 12h47
PCDs e os desafios de inclusão nas indústrias químicas

O lançamento do livro “Os desafios da inclusão: informações e desafios de PcDs químicos”, realizado no sábado 20 de julho, em Campinas, tornou-se um importante espaço de debate e diálogo sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores/as PCDs dentro e fora do ambiente de trabalho.

Os autores Douglas Ferreira, do Dieese, e Remigio Todeschini, ex-presidente do nosso Sindicato e atual Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Fundacentro, apresentaram a publicação ao público presente, ao lado do professor  Dr. Roberto Ruiz, que trouxe a perspectiva de um médico do trabalho especialista no ramo químico.

Logo após, foi aberto diálogo com o público, formado por estudantes universitários, trabalhadores, trabalhadoras e dirigentes sindicais das mais diversas áreas.

Sobre o livro

A publicação é  resultado de um estudo e pesquisa realizado pela Fetquim com o Dieese e a Universidade de Brasília (UnB) entre 2021 e 2022, por iniciativa da Secretaria de Políticas Sociais da Fetquim, coordenada por Amabile Cordeiro, junta com a Secretaria de Saúde da Fetquim, coordenada por André Alves.

O objetivo da pesquisa foi conhecer queixas físicas e psíquicas das Pessoas com Deficiência, fazendo a comparação com trabalhadores químicos da ativa e desempregados; identificar as dificuldades e oportunidades, e elaborar sugestões de Políticas Públicas e Sindicais de inclusão para Pessoas com Deficiência.

Foram entrevistadas 10 pessoas com deficiência, seis homens e quatro mulheres, atualmente empregados na indústria química, e 10 pessoas desempregados – cinco homens e cinco mulheres, de maio a outubro de 2022, perfazendo a região do Grande ABC, Jundiaí, Campinas, São José dos Campos, Osasco e São Paulo.

Entre as conclusões do estudo está a urgência de realização de campanhas de sensibilização e valorização das pessoas com deficiência junto à sociedade e empresas.

 

PCDs e os desafios de inclusão nas indústrias químicas

O ex-presidente do Sindicato e pesquisador Remígio Todeschini, ao lado de um dos pesquisados, trabalhador químico da Colgate

Participação dos Químicos do ABC

Entre os 10 trabalhadores PCDs ouvidos pela pesquisa, quatro são químicos do ABC: um de Santo André, dois de São Bernardo e um de Diadema. Outros dez, em busca de emprego, também ouvidos, são de Mauá.

Os interessados em obter o livro podem fazer o download  AQUI

Ou entrar em contato diretamente coma Fetquim para obter o livro em papel: