Notícias

Químicos do ABC e da Turquia se reúnem mais uma vez

Escrito por: Redação
07/05/2024 às 20h10
Químicos do ABC e da Turquia se reúnem mais uma vez

Lideranças do Sindicato estão na Turquia para participar de mais uma etapa do acordo de cooperação internacional firmado com o Sindicato dos Químicos da Turquia (Petrol-Is) em 2010.

Além do presidente José Evandro, compõem a delegação os diretores José Romualdo (Regional SBC); Lucas (Regional Diadema) e Joel (Regional Santo André), contando com o apoio do assessor sindical Nilton Freitas.

Os objetivos da delegação, neste ano, são: informar sobre os avanços do governo Lula na defesa da democracia, no crescimento econômico e da produção industrial, e na geração de empregos, o que contribui para a aproximação comercial, cultural e política entre os dois países, fortalecendo a democracia e o combate a extrema-direita global.

A Turquia acaba de sair de eleições municipais com expressiva vitória das forças democráticas contra o conservadorismo religioso e o autoritarismo.

A delegação também pedirá a solidariedade dos companheiros turcos  aos trabalhadores da BASF Demarchi, que se encontram em Estado de Greve contra a ameaça de demissões devido o fechamento do setor de Tintas Automotivas, os ataques ao adicional de periculosidade no setor de Tintas Suvinil, e aumento das práticas antissindicais.

Petrol-Is é um sindicato nacional, que representa trabalhadores dos setores petróleo, gás, químico, borracha, farmacêutica, peças automotivas, fertilizantes e explosivos.

Esse tipo de cooperação técnica está entre as primeiras do gênero no sindicalismo brasileiro e do mundo.