No dia 13, Paulo José dos Santos (Paulão), secretário-geral e de imprensa do Sindicato dos Químicos do ABC e trabalhador da CBC, participou de uma reunião em Brasília com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para tratar de temas relacionados à CBC, especialmente sobre a concorrência desleal nos processos de licitação.
Foram discutidas as condições que as empresas nacionais precisam cumprir em razão das normas de segurança e legislações vigentes no país — exigências que não se aplicam às empresas estrangeiras, gerando desequilíbrio competitivo.
O diretor comercial e institucional da CBC também esteve presente e entregou ao ministro um documento relatando as dificuldades que o “tarifaço” traz ao grupo CBC/Taurus, afetando diretamente a competitividade da indústria nacional.
Outro ponto importante debatido foi a PEC 55 da Previsibilidade, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 55, de 2023, que prevê a destinação anual de pelo menos 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Defesa, medida que impacta diretamente investimentos e planejamento da indústria do setor.
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, destacou a importância da CBC não apenas para o município, mas também para a geração de empregos diretos e indiretos, a movimentação econômica da região, e o fato de a empresa ser a segunda maior exportadora do ABC, além da relevância dos impostos arrecadados para o município e o Estado de São Paulo.
Também participaram representantes da empresa Termomecânica, de São Bernardo do Campo, fornecedora direta de matéria-prima para a CBC, que foi impactada pelo fechamento da linha de 9 mm e pelas dificuldades na importação do cobre — insumo essencial em diversos segmentos industriais.
Durante a reunião, foi ressaltada a importância de o minério de cobre ser beneficiado internamente, evitando a necessidade de importação com custo mais elevado.
O encontro também contou com a presença de Aroaldo Silva, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.
Após a entrega dos documentos pela CBC e pela Termomecânica, o ministro Luiz Marinho agradeceu a presença de todos e informou que agendará uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin para dar continuidade ao tema.