O presidente do Sindicato dos Químicos do ABC. José Evandro, acompanhado de uma delegação da categoria química do ABC, participou da 8ª Plenária da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), realizada de 20 a 22 de novembro, em Brasília.
A Plenária teve como tema a Reconstrução, Empregos, Conquistas e Democracia e promoveu debates sobre a conjuntura política, econômica, social e sindical, reunindo líderes sindicais, acadêmicos e representantes de diversas entidades do ramo químico para troca de vivências e a formulação de soluções conjuntas frente aos desafios que a classe trabalhadora enfrenta.
Foram mais de 100 dirigentes do Ramo Químico de todo país tratando do realinhamento de estratégias e diretrizes do movimento sindical, industrialização e fortalecimento do Ramo Químico.
Luiz Marinho na mesa de abertura
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, esteve entre os principais palestrantes da plenária. Ele compôs a mesa de abertura da Plenária e conversou com a categoria sobre as políticas do Ministério do Trabalho e Emprego, a geração de postos de trabalho este ano e a volta da participação dos trabalhadores nas agendas políticas. E lembrou aos participantes da importância do protagonismo do movimento sindical.
“Nós necessitamos da classe trabalhadora se organizando cada vez mais. Em 11 meses fizemos muita mudança em políticas públicas, porém, isso não está repercutindo. Precisamos disputar mais as narrativas políticas de nossas políticas públicas”, afirmou o ministro.
Além dos representantes sindicais, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, e a Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) também compuseram a mesa de abertura da 8º Plenária.
A CNQ representa 4 federações e 84 sindicatos filiados dos setores de Petróleo, Petroquímica e Fertilizantes, Química e Plástico, Vidro/Cerâmica, Papel/Papelão/Celulose, Borracha, Farmacêutica e Minérios.